Sexta, 29 Março 2024

Durante a Operação Antártica (OPERANTAR) XXXVII, entre os dias 24 fevereiro e 2 de março, o Navio Polar “Almirante Maximiano” realizou Levantamento Hidrográfico na Baía Rei George para atualizar a Carta Náutica local. Parte das informações de profundidade da Carta Náutica era de 1956, sendo a atualização de grande importância para a segurança de navegação.

navio maximiano marinha ant

A Baía Rei George situa-se na ilha de igual nome, a mesma que abriga a Estação Antártica Comandante Ferraz. Além de contribuir para uma navegação mais segura e precisa, o navio atende a compromissos com a Organização Hidrográfica Internacional (OHI), visto que o Brasil é membro da Comissão Hidrográfica na Antártica (Hydrographic Comission on Antartica – HCA), onde se compromete em produzir cartas náuticas da região e colaborar com outros serviços hidrográficos que tem interesse em operar na mesma área.

Na ação, foi utilizado o ecobatímetro monofeixe, sensor capaz de obter vasta gama de dados batimétricos pontuais de alta confiabilidade. A área de sondagem foi de aproximadamente 79,4 km2, demandando um trabalho contínuo de 120 horas, onde foi percorrida uma distância linear de 380 milhas náuticas. Como resultado, foi verificada substancial mudança da geomorfologia nas regiões com profundidade entre 100 e 300 metros.

O levantamento hidrográfico realizado pelo navio em águas austrais pode contribuir para os compromissos institucionais, nacionais e internacionais, assumidos pela Marinha do Brasil e pelo País.

As informações são da Marinha do Brasil.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome