O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) colocou à disposição do Gabinete de Crise do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) o Sistema Nacional de Localização e Identificação de Desaparecidos (Sinalid) para receber informações de pessoas ainda não localizadas em função do rompimento da barragem da Mina do Feijão em Brumadinho.
Região atingida pelo rompimento da barragem de Brumadinho – MG. Foto: Isac Nóbrega/PR.
Reunidos em Brumadinho, a presidente do CNMP, procuradora-geral da República, Raquel Dodge e o procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Antônio Sérgio Tonet, além da Secretária de Direitos Humanos e do Secretário de Relações Instucionais do CNMP, Ivana Farina e Nedens Vieira (encarregados da integração institucional) acompanharam o trabalho que vem sendo feito por diversos agentes públicos e pela sociedade civil e criaram o endereço de e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. para receber informações a serem incluídas no Sinalid.
O gestor técnico do Sistema, servidor do Ministério Público do Rio de Janeiro André Luiz Cruz, já está em Brumadinho para garantir o pleno funcionamento da operação. Por meio desse endereço, a população pode enviar os dados dos desaparecidos , que serão objeto de cruzamento com informações de hospitais, IML, Delegacias de Polícia , Defensoria Pública etc..