Quinta, 28 Março 2024

 

A Panalpina Brasil, operadora logística referência na área de desembaraço aduaneiro, é uma das primeiras companhias a fazer uso do novo sistema nacional de Declaração Única de Importação (DUIMP) da Receita Federal. O projeto piloto foi liberado em outubro de 2018, apenas para 20 empresas certificadas como Operadores Econômicos Autorizados (OEA) e visa digitalizar os processos aduaneiros feitos daqui em diante em uma única plataforma online, eliminando completamente o uso de papel neste tipo de função.

Panalpina

A simplificação e a desburocratização dos processos aduaneiros de importação devem levar mais segurança e controle à gestão de informações estratégicas. "A Receita Federal busca oferecer inovações no campo digital e mais transparência ao despacho aduaneiro. Adicionalmente, está focada no gerenciamento de risco, ao diferenciar e priorizar os operadores logísticos OEA que oferecem um baixo grau de risco", diz a diretora de desembaraço aduaneiro da Panalpina Brasil, Elaine Inácio. O programa de certificação OEA atesta que o operador é de baixo grau de risco na segurança física da carga ao cumprir todas as obrigações aduaneiras impostas pelo órgão federal.

Além de agilizar a entrada de mercadorias no País, o novo sistema proporciona ainda maior previsibilidade das operações, ou seja, os importadores conseguirão saber detalhes sobre a movimentação das cargas, principalmente, se serão liberadas pelos órgãos reguladores antes da chegada no Brasil ou retidas para eventual conferência física por parte dos fiscais responsáveis. Nesta primeira etapa, a DUIMP é limitada somente aos processos aduaneiros de importações realizadas via modal marítimo.

Panalpina Experience - A Panalpina Brasil acompanha, desde o início, as discussões sobre a DUIMP, por meio da participação ativa no ProComex (Aliança Pró Modernização de Comércio Exterior), um grupo de discussões para avaliar alternativas que proporcionem mais agilidade ao fluxo do setor. E para compartilhar este conhecimento, a companhia deu início, também em outubro, ao Panalpina Experience, uma série de eventos orientados a parceiros e clientes com a finalidade de abordar as atualizações da Receita Federal e os impactos destas nos processos de despacho aduaneiro.

"O Panalpina Experience é o nosso comprometimento com a comunidade e com o desenvolvimento do comércio exterior do País. Ao promover uma troca interativa de conhecimento, contribuímos com o alinhamento de estratégias de clientes e parceiros, o que afeta positivamente a geração de negócios e a competitividade das empresas brasileiras ligadas ao comércio internacional", explica a executiva.

Quatro eventos já foram realizados até aqui, nos escritórios da Panalpina em Porto Alegre (RS), São Paulo (Capital), Curitiba (PR) e Campinas (SP), com a participação de cerca de 140 profissionais entre clientes, colaboradores e parceiros. "Em 2019 tem mais, já estamos preparando uma nova série de eventos para o primeiro semestre do ano que debaterá muitas outras questões e novidades sobre a área de despacho aduaneiro", finaliza a diretora de desembaraço aduaneiro da Panalpina Brasil.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome