Terça, 19 Março 2024

A Associação Comercial e Industrial de Chapecó (Acic) e o Comex de Chapecó, com apoio do Comex de Concórdia, promoveram, no dia 14 último, reunião com representantes de uma missão paraguaia que apresentou os potenciais do País e também as oportunidades do município de Naranjal. O evento, que reuniu empresários e lideranças de entidades locais, fez parte da programação da 12ª edição da Mercoagro (Feira Internacional de Negócios, Processamento e Industrialização da Carne).

Acic Comex

A programação contou com apresentação de oportunidades do Paraguai conduzida pelo diretor de promoção de investimentos da Rede de Investimentos e Exportações do País (Rediex), Carlos Paredes Astigarraga, que destacou o desenvolvimento expressivo de vários setores nos últimos anos. Explicou as razões pela qual vale a pena investir no Paraguai, mencionando a população jovem, economia forte, facilidade de acesso a mercados, entre outros.

O Paraguai é o País que mais cresce na América do Sul e isso se deve a fatores como a facilidade de abertura de empresas no País, o regime tributário simplificado, além dos custos fiscais, trabalhistas e de energia serem os mais competitivos da região e comparados também aos países asiáticos. O País é jovem, com mão de obra abundante, além de ser grande produtor de alimentos e o maior exportador de energia renovável do mundo, entre outros aspectos. "Não estamos  aqui para levar os potenciais do Brasil. Queremos construir uma agenda para crescermos juntos", destacou Astigarraga.

Durante o evento também foram apresentadas as oportunidades de negócios do município de Naranjal, fundado há 28 anos e que está em franco desenvolvimento. Segundo o prefeito Edoard Schaffrath, empresas, indústrias e pessoas estão encontrando nova forma de investir, trabalhar e buscar o desenvolvimento conectados às oportunidades, resultados e qualidade de vida. Naranjal fica no alto Paraná, há 83 km de Cidade Del Leste e há pouco mais de 100 km da fronteira com o Brasil. A região está se tonando novo polo de desenvolvimento da América do Sul e a população, formada por pouco mais de 10 mil habitantes, já colhe os resultados de sua localização estratégica.

A cidade está localizada no epicentro de uma das novas ordens econômicas mundiais – a ligação do Atlântico ao Pacífico – um grande corredor logístico que nasceu para proporcionar oportunidades para a indústria, empresas e a economia latino-americana. Os imigrantes estão cada vez mais presentes na região e o município tem potencial para ser o centro do novo polo econômico. Em um raio de 100 km próximos à cidade existem três aeroportos internacionais, além de escolas bilíngues, hospitais de última geração, shopping, boa segurança pública, entre outros aspectos, que destacam-se na região.

"Estamos com grande potencial de crescimento, pois temos infraestrutura adequada e vários segmentos em expansão. Nossa agricultura é forte! Estamos na vanguarda do mundo com relação ao que há de mais moderno no setor", salientou Schaffrath que em reunião anterior propôs ao prefeito de Chapecó, Luciano Buligon, que Naranjal e Chapecó tornem-se cidades irmãs – iniciativa que foi confirmada e será formalizada na inauguração da Rota do Milho.

O presidente da Cooperativa de Prodicción Naranjal (Copronar), situada em Naranjal, Darci Bortoloso, apresentou a cooperativa de produção e fez convite aos empresários para que participem do Agroshow que será realizado nos dias 6, 7 e 8 de março. A feira visa mostrar o setor produtivo e fortalecer as oportunidades de negócios. Além de fazer convite para visitação da feira, Bortoloso anunciou a disponibilização de alguns espaços sem custo para que empresas de Chapecó possam participar como expositoras.

O presidente da Acic, Cidnei Barozzi, confirmou a participação de empresários de Chapecó em Naranjal no ano que vem e avaliou a tarde como produtiva. "Essa, sem dúvida, foi mais uma pauta de sucesso da Mercoagro 2018. Tivemos a oportunidade de reconhecer os potenciais de vários setores e percebemos as expressivas possibilidades de parcerias com o Paraguai".

Para o diretor de Assuntos Internacionais e Comex, Milvo Zancanaro, que também é vice-presidente de relações internacionais da FACISC, o momento propiciou aos empresários de Chapecó e região um intercâmbio com os representantes do Paraguai, conhecendo as oportunidades para avaliar futuras parcerias. "O evento superou nossas expectativas, tanto em número de participantes, quanto pelo interesse e a integração demonstrada pelos representantes dos dois Países. Tivemos o depoimento do empresário José Tessari que possui empresa no Paraguai e que demonstrou os bons resultados do investimento".

A programação também contou com participação da empresária e embaixadora da Rede Mulher Empreendedora (RME) na região Oeste de SC, Luciane Fornari, que fez convite aos representantes do Paraguai para participar do encontro de mulheres empresárias que ocorre em novembro. É um encontro para discutir negócios e os homens são muito bem-vindos".

A comitiva do Paraguai também cumpriu um cronograma que incluiu visita à Mercoagro no Parque de Exposições Tancredo Neves, em Chapecó (SC), além de participação em uma Sessão de Negócios do Sebrae/SC e da Acic, entre outras atividades.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome