Domingo, 28 Abril 2024

As escolas EBM Imigrantes, EBM Maria Petroli e EBM Concórdia – Caic tornaram-se cenários de empreendedorismo na última semana e demonstraram o potencial dos alunos no que se refere à organização, criatividade, pró-atividade e determinação. Isso porque ocorreram as Feiras do Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) que, após as atividades realizadas em sala de aula, oportunizaram demonstrar e comercializar os produtos e serviços feitos pelos estudantes do ensino fundamental.

Os eventos reuniram alunos, familiares, educadores e lideranças locais. A iniciativa faz parte do Programa Cidade Empreendedora e resulta de uma parceria do Poder Público Municipal com o Sebrae/SC e é coordenada pela Secretaria Municipal de Educação. Os cursos realizados para a concretização da feira foram: O mundo das ervas aromáticas (1º ano), Temperos naturais (2º ano), Oficina de brinquedos ecológicos (3º ano), Locadora de produtos (4º ano); Sabores e cores (5º ano), Ecopapelaria (6º ano), Artesanato sustentável (7º ano); Empreendedorismo social (8º ano) e Novas ideias, grandes negócios (9º ano).

A gestora local e analista técnica do Sebrae/SC, Marieli Aline Musskopf, explica que o JEPP foi implementado em 11 escolas da rede municipal de ensino de Concórdia. O objetivo é disseminar a cultura do empreendedorismo desde o início da vida escolar por meio de práticas de aprendizagem que consideram a autonomia, além de favorecer o desenvolvimento de atributos e atitudes importantes para a gestão da própria vida. As etapas do programa incluem capacitação com os professores, aplicação em sala de aula e, por fim, a feira de empreendedorismo.

Na EBM Concórdia – Caic participaram cerca de 340 alunos. Segundo a diretora Raquel Celeste Fazolo, por ser uma experiência nova, houve um pouco de receio no início, mas logo teve boa aceitação dos alunos, que ficavam ansiosos para as atividades. Entre os trabalhos que chamaram a atenção na feira esteve a brinquedoteca – projeto de uma turma de alunos do 8º ano que não mediu esforços no desafio de concretizá-la. "Tínhamos uma sala e já havíamos pensado na ideia. Com o JEPP, a turma teve o objetivo de desenvolver um projeto social, o que oportunizou colocar em prática a iniciativa. Com isso, os alunos foram em busca de tinta e doações de brinquedos, jogos, tapetes, almofadas, entre outros itens para transformar o espaço. O resultado foi excelente e fez sucesso no dia da feira. Agora, os professores têm um espaço para realizar atividades diferenciadas com os alunos", comemora Raquel.

A mestre em educação e consultora credenciada ao Sebrae/SC, Odilene Ozelame, acompanhou o trabalho nas escolas e salienta que entre os pontos fortes observados nos alunos das três instituições de ensino estão determinação, resiliência e comprometimento. "Os eventos foram marcados por inovação e criatividade e tornou os estudantes em protagonistas. Outros pontos em destaques foram a organização das oficinas e o foco no empreendedorismo", avalia.

Vani Majeski, da equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, também avalia de forma positiva a aplicação do programa nas escolas. "Realizamos cinco feiras e temos seis pela frente. Ao todo, aproximadamente 2.000 alunos participarão do programa. Percebemos que esse trabalho ultrapassa as paredes da escola. O que chamou a atenção foi a autonomia dos alunos no desenvolvimento das atividades, a liderança, as maneiras diferentes de criar, as discussões de ideias e a cooperação. Além disso, percebemos também a grande participação das famílias e da comunidade".

O coordenador regional oeste do Sebrae/SC, Enio Albérto Parmeggiani, enfatiza que o Sebrae é parceiro da administração municipal de Concórdia e, entre as ações priorizadas, está a educação para o empreendedorismo. Para isso, disponibilizamos a metodologia do JEPP. Ele realça, ainda, que promover a cultura para empreender é uma ação que promove a preparação necessária para que as pessoas conheçam e desenvolvam as características e comportamentos adequados e, dessa forma, seja na empresa ou em outras organizações da sociedade, possam transformar sonhos e desafios em resultados. "Parabenizamos às lideranças, educadores e comunidades, parceiros de qualidade e que são fundamentais no apoio para os desafios de empreender de nossos educandos".

Além dessas três escolas, também ocorreu feira recentemente na GEM Petrópolis e na EBM Parque de Exposições. Outros eventos estão programados para os meses de setembro nas seguintes instituições de ensino: Nova Brasília, GEM Cinquentenário, EBM Waldemar Pfeiffer, EBM Romeu de Sisti, EBM Angelo Ari Biezus e EM do Campo Linha Tiradentes (escola multisseriada).

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome