O mercado de cosméticos brasileiro projeta números positivos em 2018 que revelam que o setor vai bem apesar de todas as inconstâncias político-econômicas. Em 2017, ele registrou um faturamento de R$ 102 bilhões, alta de 3,2% em relação a 2016, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec). Nesse cenário, em que indústria e varejo buscam equilibrar seus custos e produtividade para ampliar seus ganhos, a terceirização do transporte e armazenagem de produtos ganha grande importância. Afinal, como diz o presidente da Ativa Logística, Clóvis Gil, a operação logística é complexa e muitas empresas buscam por meio dela obter um diferencial competitivo.
Confira
* O que é logística - conceitos e atividades
Em 2017, a Ativa foi responsável pela movimentação de 50 milhões de toneladas de produtos e mais de 300 mil CTEs (Conhecimento de Transporte Eletrônico) emitidos para destinos em todo o Brasil. Esse número deve ser suplantado nas operações de 2018, já que somente entre janeiro e julho o volume transportado já atingiu 28,3 milhões e 162,5 mil CTEs emitidos, que representam, respectivamente, um crescimento de 4,10% e 15,4% sobre os registros do mesmo período do ano passado, quando a companhia registrou 27,2 milhões de toneladas transportadas e 140,8 mil CTEs lançados. "Essa crescente demanda do mercado faz a Ativa constantemente desenvolver diferencias no mercado agregando valores nas gestões das operações logística e de distribuição dos nossos clientes", explica Gil.
E mais
* Logística 4.0
Outro ponto extremamente importante, segundo Gil, é a sinergia entre os elos do negócio associando o transporte, distribuição urbana e a logística, com o objetivo de atingir o ponto de equilíbrio dos custos, prazo de entrega e, principalmente, a redução no tempo e desembolso operacional. No segmento de cosméticos, a inovação e diversificação de produtos, aponta o presidente da Ativa, têm estimulado as vendas. "A necessidade de inovar está na estratégia das empresas de cosméticos, que sempre se destacam nos rankings de inovação. A nós cabe atender toda a cadeia, fazendo chegar os produtos aos pontos de venda, com qualidade e nos prazos acordados", diz o executivo.
Com 22 anos de mercado e 18 unidades pelo País, a Ativa oferece soluções completas em operações e, se necessário for, desenvolve projeto sob medida, com eficiência estratégica que o negócio do cliente exige. "Hoje atendemos 2.510 cidades pelo modal rodoviário por meio de nossas filiais e passamos a atuar em todo o país via operador logístico e modal aéreo", revela Gil.