A VLI, empresa que administra o Tiplam (Terminal Integrador Portuário Luiz Antonio Mesquita), na Baixada Santista, e a Prefeitura de Santos, realizam nesta sexta-feira (29), às 10h, na Policlínica do Morro Santa Maria (Rua Um s/nº), cerimônia de entrega de novos equipamentos e modernização de salas para o projeto Escola das Mães. O evento marca o compromisso entre a VLI e Prefeitura para a entrega de um conjunto de projetos ligados à área da Saúde. Além da presença de representantes da empresa e prefeitura, o evento contará com uma palestra inaugural da Dra. Keiko Miyasaki Teruya, embaixadora do Escola das Mães, sobre pré-natal e aleitamento materno.
O investimento de R$ 6 milhões faz parte de um compromisso da VLI em contribuir com o desenvolvimento econômico e social das regiões em que está inserida. Na Baixada Santista, as prioridades para o recebimento da verba foram definidas em conjunto entre a gestão do prefeito Paulo Alexandre Barbosa e a empresa em convênio firmado no ano passado. A definição dos projetos foi desenvolvida a partir de oficinas de cocriação com as comunidades para ter um entendimento mais profundo sobre as suas reais necessidades.
Na pasta saúde, serão entregues três espaços Escola das Mães nas policlínicas do Morro Santa Maria, Ponta da Praia e Caruara – que, juntas, reúnem um conjunto de ações didáticas complementares às consultas médicas, com equipes multiprofissionais para abordar na prática questões relacionadas ao planejamento reprodutivo, gestação, nascimento e cuidados ao recém-nascido que visam o empoderamento das gestantes e a redução da taxa de mortalidade infantil da região. Em média, por ano mais de 1.000 pessoas devem se beneficiar das atividades, entre gestantes, companheiros e familiares.
Para ampliar o acesso da população aos serviços de saúde, oito policlínicas também receberam novos móveis, computadores e equipamentos médico-hospitalares para aprimoramento dos serviços de atendimento e desenvolvimento de novas campanhas. As melhorias irão contribuir para concluir o processo de informatização das unidades da Atenção Básica. Os 85 mil moradores beneficiados poderão conferir a novidade nas unidades do Morro Santa Maria, Ponta da Praia, Caruara, Alemoa, Gonzaga, São Bento, Bom Retiro e Vila Nova.
Ainda na área da saúde, será feita nos próximos dias a entrega do Oftalmóvel. Trata-se de uma van equipada como um Consultório Volante Oftalmológico, que vai ampliar o acesso da população para esse tipo de serviço, contribuindo de maneira significativa na redução da demanda atual ao disponibilizar maior oferta de consultas. Com isso, a expectativa é realizar cerca de 900 consultas oftalmológicas por mês.
Educação
No dia 5 de julho serão realizadas as entregas dos projetos voltados para a área da Educação. Por meio do programa Municipal de Justiça Restaurativa 'Escolas que Inovam', a verba proveniente do convênio entre VLI e Prefeitura garantiu dois novos espaços.
Um deles é a Biblioteca Tecnológica com a renovação do mobiliário das bibliotecas de nove escolas, além da instalação de equipamentos tecnológicos como computadores, tablets, datashow e impressora. O outro, nomeado pelos alunos e equipe pedagógica das escolas contempladas como Estudioteca, será o espaço tecnológico que vai permitir aos professores dar aulas com atividades mais interativas e lúdicas com o viés nos procedimentos circulares. Serão mais de oito mil alunos beneficiados das escolas Ayrton Senna da Silva (Campo Grande); Cidade de Santos e Florestan Fernandes (Embaré); José Carlos de Azevedo Jr. (São Manoel); Padre Leonardo Nunes (Jardim Castelo); Lourdes Ortiz (Aparecida); Pedro II (Ponta da Praia); Professor Pedro Crescenti (Rádio Clube); e Vinte e Oito de Fevereiro (Saboó).
Também será inaugurado um Núcleo de Educação para Paz dentro da Secretaria de Educação de Santos. O núcleo faz parte do plano de implantação da Justiça Restaurativa e servirá para a prevenção e resolução de conflitos desencadeados nas escolas da cidade, além de discutir temas sensíveis, propor soluções e formação interinstitucional dos profissionais para lidar com situações que envolvam violência. Importante destacar que as nove unidades de ensino contempladas pelo programa Municipal de Justiça Restaurativa, 'Escolas que Inovam', foram escolhidas para pilotarem essa iniciativa. A expectativa é que mais de 7.600 alunos e professores sejam beneficiados pelo projeto.