Estão abertas as inscrições para a quarta edição do StartOut Brasil, programa de internacionalização de startups que já realizou missões em Buenos Aires, Paris e Berlim. Agora, 15 startups brasileiras serão selecionadas para participar de uma semana de imersão no ecossistema de inovação de Miami, nos Estados Unidos. A missão acontecerá de 9 a 14 de setembro. O StartOut Brasil é uma iniciativa conjunta dos ministérios da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) e das Relações Exteriores (MRE), Sebrae, Apex-Brasil e Anprotec.
Os empreendedores interessados devem se inscrever no site do programa até 19 de junho. O resultado será divulgado na tarde do dia 13 de julho. O StartOut Brasil vai oferecer uma passagem de ida e volta para as cinco startups mais bem colocadas no processo seletivo. As demais selecionadas devem arcar com os custos de transporte aéreo. Os gastos com seguro viagem, hospedagem, alimentação e deslocamento são de responsabilidade de cada integrante da missão.
Para participar do processo seletivo do StartOut Brasil, as startups devem apresentar faturamento, preferencialmente, acima de R$ 500 mil, ou ter recebido algum tipo de investimento. É importante também que as empresas tenham equipe dedicada exclusivamente ao negócio, fluência em inglês e que demonstrem capacidade de se expandir internacionalmente sem comprometer suas operações no Brasil.
De acordo com o Coordenador do Programa Startup SC, do Sebrae/SC, essa é uma boa oportunidade para os empresários catarinenses, já que o Estado se destaca pela inovação dos seus negócios. "Com certeza temos muitas Startups catarinenses com capacidade de serem selecionadas para a missão, que é importante para conhecer empresários dos Estados Unidos e terem a chance de apresentar seus produtos e soluções para investidores e clientes locais", comenta Alexandre.
Nas três missões do programa já realizadas até agora, 42 startups tiveram a oportunidade de internacionalização.
Agenda
As agendas das missões do StartOut Brasil são montadas para conectar os empreendedores brasileiros aos principais players do ecossistema de inovação do destino da missão. Um especialista em mercado norte-americano (matchmaker) contratado pelo programa dará apoio para a realização de reuniões com potenciais parceiros de negócios.
Durante a missão, os empreendedores poderão visitar ambientes do ecossistema de inovação de Miami, como aceleradoras, espaços de coworking, instituições de apoio e empresas locais. Está prevista a realização de encontros com prestadores de serviços locais e um treinamento de pitch internacional.
Antes da imersão no ecossistema de Miami, os empreendedores passarão por um processo de preparação no Brasil de dois meses. Nessa fase, eles terão sessões de consultoria com especialistas em expansão internacional, treinamento de pitch online, workshop presencial e acesso à trilha para internacionalização de startups na plataforma "Passaporte para o Mundo" da Apex-Brasil. Também estão previstos contatos com mentores que têm experiência no mercado norte-americano.
Miami
Miami vem se destacando na cena do empreendedorismo dos Estados Unidos. A conexão com a América Latina, o fluxo de visitantes de todo o mundo e um número cada vez maior de novos empreendimentos inserem a cidade entre os principais polos de inovação do país.
Miami-Fort Lauderdale é considerada a região metropolitana com a maior atividade de startups, à frente de Austin, Los Angeles, San Diego e Las Vegas, de acordo com o Kauffman Index, organização que monitora a criação de novos negócios.
Além disso, a cidade levantou mais de US$ 700 milhões em fundos de investimentos para startups nos últimos 12 meses.
Outros bons motivos para se instalar em Miami são a baixa incidência tributária, uma das menores dos Estados Unidos e a localização estratégica, próxima a outras regiões dos Estados Unidos e da América Latina.