Com o fim da greve, o varejo busca recuperar as atividades para voltar a normalidade e receber os consumidores. Segundo a Seed Digital, empresa de consultoria em varejo especializada em análise de fluxo em todo o Brasil, o fluxo de visitantes teve aumente no feriado.
“Conforme previsto, o fluxo de visitantes no varejo está voltando a crescer. Isso foi visto nesta última quinta-feira (31). Mesmo com o feriado, o fluxo ficou 18% acima da média de todas as quintas-feiras do ano de 2018”, afirma Sidnei Raulino, especialista em varejo e fundador da Seed.
O fim da paralização possibilitou que as pessoas voltassem a visitar o comércio. O receio da não normalização do abastecimento de combustível ou dos bloqueios nas estradas fez com que muitas pessoas deixassem de viajar no feriado e, com isso, o varejo teve uma retomada, ressaltou Raulino.
A melhora do movimento já pôde ser observada na terça-feira, quando os postos começaram a receber combustíveis. “No dia 29, o fluxo de visitantes em shoppings e lojas de ruas caiu 21%, em relação ao fluxo médio de 2018. No entanto, houve movimentação de visitações 4%, superior a segunda-feira (28), quando a queda foi de 25%.