O Porto de Recife foi contemplado pelo Programa Nacional de Dragagem 2 (PND2) do governo Federal e sua dragagem do Porto do Recife já está em estudo. Uma parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Hidrográficas (INPH), da Secretaria Especial dos Portos (SEC) vai viabilizar a realização do projeto se custos para o Porto. A parceria vai significar uma economia de até R$ 3 milhões, já que o projeto não ser feito por consultoria particulares.
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O projeto de dragagem do Porto de Recife incluirá outras melhorias como sinalizações náuticas, das áreas internas e canal de acesso ao porto. Em visita ao INPH, no Rio de Janeiro, o presidente do Porto, Olavo de Andrade Lima, garantiu o apoio técnico à elaboração do projeto de melhorias da infraestrutura portuária da cidade.
"Apresentamos aos técnicos do INPH um estudo preliminar, feito em conjunto com a Praticagem e a Capitania dos Portos, o qual mostra a situação de navegabilidade no Porto do Recife e a equipe comandada pelo diretor do instituto, Domenico Acetta, colocou-se à disposição para realizar todos os estudos, projetos, termo de referência e edital para que a SEP possa realizar a licitação", disse Olavo de Andrade Lima, presidente do Porto do Recife.
A previsão das obras é que seja aumentada a profundidade do anal de acesso e dos berços de atracação para 12 metros (hoje eles variam entre 11 e 8 metros). Também será ampliada a área de manobra para 550 metros de diâmetro (hoje ela tem 450 metros). O Instituto começará os trabalhos no Porto pela batimetria que é um retrato das variações das profundidades. Os técnicos devem passar cerca de 10 dias fazendo estudos no Porto do Recife.