Está em operação o processo de dragagem do Canal do Furadinho, que dá acesso ao Polo petroquímico de Triunfo, que, por sua vez, movimenta o Terminal Santa Clara, responsável por operar as embarcações da empresa Braskem. Essa obra oferece mais segurança na navegação interior do canal e, também, garante o calado operacional, que equivale à 17 pés.
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Até então, são três dragas da atual Superintendência do Porto de Rio Grande (SUPRG) que, junto a equipe, operam no processo.
A dragagem deve cobrir uma extensão de 200 metros, tendo 50 metros de largura e 6 metros de profundidade em relação ao zero hidrográfico. Segundo o diretor superintendente da SUPRG, Janir Branco “é uma preocupação do estado a viabilidade do sistema logístico gaúcho, visto que isso é um fator predominante para garantir a competitividade dos produtos produzidos pelo Rio Grande do Sul”, conclui.
Ainda visando maior segurança das atividades, estão sendo feitos os levantamentos batimétricos do próprio Canal do Furadinho e do Cais dos Navegantes. Esse procedimento têm por objetivo realizar as medições de profundidades associadas a uma posição da embarcação na superfície da água, necessárias em áreas marítimas, fluviais, em lagoas e em canais naturais ou artificiais, navegáveis ou não, visando à representação destas áreas em uma carta. O procedimento é fundamental para acompanhar os níveis de assoreamento dos canais e dos locais de atracação de embarcações.