Sábado, 23 Novembro 2024

O Porto do Itaqui (MA) registrou, no primeiro trimestre deste ano, um aumento de 49% na movimentação de fertilizantes em comparação ao mesmo período do ano passado. Já as operações de soja nesses três meses ficaram 19% acima do realizado em 2016. Importante destacar que até março do ano passado a movimentação de grãos ainda não havia sido impactada pela quebra de safra.

Leia também
Privatização das companhias docas estremece setor portuário

A operação não mecanizada de fertilizantes realizada nesse intervalo, por apenas três navios consecutivamente, ficou 75% acima da média planejada. Foram 526 toneladas/hora quando a meta era de 300 toneladas/hora, descarregando em 24 horas 12.600 toneladas (média). Recorde histórico no Itaqui foi a movimentação do navio Occitan Barsac, que em um único dia atingiu a marca de 16.784 toneladas descarregadas.

“O que esses números demonstram é que o Porto do Itaqui tem capacidade para operar fertilizantes, com médias acima de 11.500 toneladas/dia, o que equivale a 60% acima da média planejada para 2017”, afirma o diretor de Operações da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), José Antônio Magalhães.

Os resultados são fruto de um plano de melhoria de performance operacional implementado pela Emap em conjunto com operadores e clientes. “Temos uma gestão de operação baseada na busca pela excelência em segurança, produtividade, redução de tempo e custo operacional”, informa Magalhães. Para se ter uma ideia dessa redução, o recorde desses três navios significou a disponibilização de uma janela de três dias para outras embarcações utilizarem o Itaqui.

Especificamente na operação com fertilizantes, os pontos de destaque operacional dos três navios foram a melhoria das performances dos equipamentos, operação de todos os clientes em conjunto, evitando fila de veículos aguardando para carregar; descarga eficiente no cliente, proporcionando o rápido retorno dos veículos para o porto; um operador único para dois dos três navios; operação com dois ternos e sem intervalo de estiva durante a maior parte da movimentação.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

Deixe sua opinião! Comente!