Renato Falchet Guaracho é advogado especialista em Direito Eletrônico e Digital
A Black Friday é um evento de vendas norte-americano que, geralmente, ocorre na sexta-feira após o dia de Ação de Graças. É o momento em que o mercado aproveita para limpar os estoques antes do Natal.
No Brasil, o evento começou a ser utilizado nos últimos anos, sempre garantindo grandes descontos e promoções imperdíveis. Em 2017, será realizado no dia 24 de novembro.
A realidade, no entanto, não é bem da forma que os comerciantes prometem e, diversas vezes, podem trazer muita dor de cabeça para os consumidores.
É importante salientar que não existe nenhuma promoção milagrosa, aquela televisão de 3 mil reais dificilmente será encontrada pela bagatela de R$ 500,00. Desse modo, é importante verificar o site que está ofertando a promoção e tomar os seguintes cuidados:
- Verifique se a loja que está vendendo é conhecida;
- Observe se a ortografia está correta, dificilmente as lojas sérias erram nesse aspecto;
- Não compartilhe links via Whatsapp que prometam promoções milagrosas. Na maioria das vezes é mensagem falsa com conteúdo malicioso que pode prejudicar seu sistema operacional;
- Observe se o nome do site está digitado da forma correta antes de colocar os dados do seu cartão de crédito - muitas vezes uma letra pode fazer toda a diferença.
Por último, é importante também verificar o preço dos produtos que está comprando, a fim de não ser enganado. Muitas lojas aumentam o valor base para simular uma promoção maior do que efetivamente acontece. Uma estratégia eficaz para evitar erros é fazer uso dos sites de comparação de preços dos produtos, na busca do melhor preço, verdadeiramente.