Sexta, 29 Março 2024

Hélio Meirim, CEO da HRM Logística

A alguns anos, quando iniciei minha carreira em logística, a separação de produtos era realizada usando a cópia da NF do cliente, onde com o apoio de uma prancheta, o separador ia até o local onde o produto estava armazenado, pegava o produto solicitado na NF, colocava-o no carrinho e com uma caneta dava um risco na quantidade, demonstrando assim que o produto solicitado já havia sido separado.

Em seguida vimos o surgimento dos picking lists, ou seja, as listas de separação que consolidavam produtos e quantidades em um romaneio de separação. O separador em uma única ida ao local de armazenagem podia "pegar" quantidade de itens referentes a diversas notas distintas. Isso gerou um grande aumento de produtividade na operação, e até hoje algumas empresas ainda operam neste modelo.

Depois, tive a oportunidade de ver os coletores de dados surgindo como a grande tecnologia, possibilitando um aumento de produtividade do separador e, principalmente uma maior acurácia nos itens separados. Mas os equipamentos (coletores) ainda necessitavam que os separadores mantivessem uma de suas mãos ocupadas (segurando o coletor).
Atualmente percebo que este é o processo mais utilizado pelas empresas.

Algum tempo depois, vi o surgimento do voice picking. Um processo, através de um sistema informatizado, o separador ouve a ordem de separação (item e quantidade) e responde a esta ação informando o que, onde e a quantidade que foi retirada no estoque.
Poucas empresas brasileiras já usam este processo

Mas, a evolução tecnológica não para não é mesmo !!

Hoje vi este vídeo que mostra uma "nova" tecnologia que está sendo testada pela DHL.

Trata-se da Vision Picking, ou seja a separação por visão.
Isso mesmo. Através de um óculos especial, o separador recebe as informações necessárias para realizar a separação e começa então o processo.

Qual será a próxima inovação ?

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome