Bill Nuti, Presidente e CEO da NCR Corporation.
As mudanças no comportamento do consumidor continuam rápidas, disruptivas, e em grande parte impulsionadas pelas influências tecnológicas, tais como dispositivos móveis, big data, cloud, Internet das Coisas. Simultaneamente, aumentam as violações de segurança que continuam a colocar consumidores e empresas em risco.
Embora o dinheiro e os cartões de crédito provavelmente nunca desaparecerão por completo, essa convergência de forças está levando a uma das mais profundas transformações na maneira como pagamos por bens e serviços, o que significa um desafio tanto para as instituições financeiras quanto para os varejistas que precisam ajustar as estratégias para o futuro dos pagamentos.
Aqui estão três principais tecnologias para este novo caminho:
Pagamentos contactless
No ano passado, os pagamentos sem contato aumentaram 164% no Reino Unido, dobraram no Canadá em 2015 e 53% dos australianos fizeram um pagamento sem contato. Esperamos que os Estados Unidos sigam o exemplo para que os comerciantes continuem a atualizar seus terminais para aceitar cartões com chip e, junto com eles, os meios de pagamento sem contato.
Identificação simples com um toque
Ao invés de o cliente inserir nome de usuário e senha toda vez que realizar uma transação online, o Digital Insight da NCR desenvolveu o TouchID, que permite o login em contas bancárias apenas com a digital. Além de ser um identificador de precisão exclusiva, as impressões digitais são infinitamente mais difíceis de perder do que uma senha – e muito mais complicadas de hackear também.
Transações ativadas por voz
Os clientes da Capital One que utilizam gadgets da Amazon, por exemplo, podem simplesmente pedir para a assistente virtual Alexa cuidar das suas transações financeiras. Tal como acontece com a tecnologia de impressão digital, esta inovação poupa os consumidores de resgatar na memória os dados para efetuar o login sempre que precisam realizar ou receber um pagamento. No futuro, especialmente com a evolução da tecnologia por reconhecimento de voz, esperamos que este método de envio e recebimento ganhe mais força.
Longe de serem metas mutuamente exclusivas, segurança e eficiência estão intimamente ligadas no mundo dos pagamentos. À medida que desenvolvemos tecnologia para substituir as senhas que, podem ser descobertas ou até mesmo roubadas, para as identificações mais exclusivas como a impressão digital, comando de voz e sensores que eliminam terminais POS, também avançamos para um futuro mais seguro. Tudo o que facilitará a vida dos consumidores, também fará com que se sintam seguros.