Quinta, 25 Abril 2024

Luiz Muniz é consultor em implantação de modelos de gestão e fundador da Telos Resultados.

De acordo com o Fundo Monetário Interacional (FMI) desde 2014 o Brasil deixou de ser a sétima economia mundial e passou a ser a nona, por ter reduzido seu Produto Interno Bruto (PIB) - que é a soma de todas as riquezas produzidas no país - como reflexo da recessão que o país atravessa. Se tudo correr bem agora, em 2017, já voltaremos a ser a oitava economia!

Isso acontece não apenas pela somatória das várias causas políticas que conhecemos, mas também por causas técnicas que envolvem dentre tantas, deficiência em gestão. Deficiência em gestão que aumenta os desperdícios dos recursos, deficiência em gestão que impõe agendas urgentes e um quadro epidêmico de anomalias... Deficiência em gestão causada pelo excesso de improviso.

Reconheço que a cultura do brasileiro dentre tantas características, é baseada no improviso. O improviso é uma das formas na quais a criatividade é manifestada. O improviso permite encontrar as alternativas necessárias para superar os desafios que encontramos em curto prazo e sem preparo prévio.

Curioso notar que esse excesso de improviso se reflete dentro das empresas e as deficiências em gestão ficam nítidas em momentos de recessão. “Quando o nível da água diminui, as pedras do rio aparecem”.

Quando uma sociedade tem menos recursos, as empresas vendem menos e passam a ter capacidade ociosa. Nada de alarmante desde que a Gestão não fosse feita na base do improviso.

E não adianta colocar a culpa na economia. A economia naturalmente passa por flutuações que vão a longo prazo, conhecidos como ciclos econômicos. Esses ciclos podem passar por algumas fases, como os exemplos abaixo.
Boom: quando a atividade econômica cresce em ritmo acelerado, e mesmo com um certo grau de incompetência gerencial, os negócios vão bem;
Recessão e/ou depressão: caracterizadas pela queda da atividade econômica tendo no desemprego e o fechamento de muitas empresas suas principais marcas;
Recuperação: o próprio nome a classifica.

Apesar das análises preditivas e assertivas da economia não serem tarefas das mais fáceis e nem estar ao alcance de todos, um modelo de gestão eficaz, baseado em método é capaz de proteger a empresa de forma muita poderosa em um período de recessão.

É necessário ter muito claro a meta que se quer alcançar que seja composta por um objetivo, um valor e um prazo. Uma definição muito simples, mas que muitas empresas optam por tratar de forma simplista. “Vamos aumentar as vendas em 15%”. Sim, mas até quando? “Vamos reduzir custos”. Perfeito, mas em quanto e até quando?

Como se não bastasse, é necessário ter claro quais são ações para alcançar essas metas, quais os responsáveis e qual o prazo de execução. A isso se chama Plano de Ação. Uma ferramenta que de tão simples de ser utilizada passa a ser negligenciada pelos executivos. Ou não utilizam sob a bandeira de “simplificar” ou então executam ações completamente diferentes às que está no plano.

Ao invés de planejar e cumprir o planejado, as empresas se dão o direito de começar várias iniciativas e não as terminar, como se isso fosse um sedativo para amenizar a ansiedade de algo que não se sabe. Isso, ao contrário, só aumenta a desmotivação de toda a equipe. É por isso que a crise se torna agonizante...Plano de ação não é ferramenta de passa tempo, é ferramenta que auxilia o alcance de uma meta seja ela qual for.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome