Segunda, 02 Dezembro 2024

Hélio Meirim, professor, coordenador da comissão de logística do Conselho Regional de Administração do RJ, atuou por mais de 20 anos em cargos executivos de empresas nacionais e multinacionais. Artigo publicado originalmente no blog hrmlogistica.wordpress.com

Sabemos que a Logística busca otimizar os fluxos de informações e materiais desde o ponto de origem (aquisição) até o ponto de destino final (consumidor), visando assim proporcionar níveis de serviço adequados as necessidades dos clientes/fornecedores e a um custo competitivo.

Muitas são as atividades logísticas necessárias para se atender os objetivos acima.
Para facilitar o entendimento destas atividades, vários autores dividem as mesmas em atividades primárias e atividades de apoio.

As atividades primárias são: Transportes, Manutenção de Estoques e Processamento de Pedidos.
As atividades de apoio são: Armazenagem, Manuseio de Materiais, Embalagem de Proteção, Obtenção, Programação de Produtos e Manutenção de Informação.

Neste artigo destacaremos os principais aspectos relacionados as atividades primárias, a saber:

• Processamento de Pedidos
É a atividade que dá inicio a movimentação dos produtos após a solicitação do cliente.
Mesmo não sendo uma atividade que representa um custo elevado como as anteriores, esta atividade está relacionada diretamente ao nível de serviço ofertado aos clientes, logo também é de extrema importância para o processo logístico. O grande desafio do profissional de logística consiste em reduzir o “ciclo do pedido” que é o tempo total entre o cliente realizar um pedido e o mesmo ser entregue.

Logo é importante contar com sistemas eficientes de recebimento de pedido, checagem de estoque, aprovação de crédito, separação, expedição e entrega do produto comprado para o cliente.

Com o crescimento do comércio eletrônico esta atividade vem se tornando extremamente importante e pode ser um diferencial competitivo para as empresas, visto que ao fazer uma compra na Internet o consumidor espera uma entrega tão ágil quanto foi o processo de realizar o pedido.

• Transportes
Ainda hoje, muitas empresas consideram esta atividade como a mais importante, sendo que muitas pensam que a área de Logística se resume a esta atividade o que é um grande equívoco.

A atividade de transporte está relacionada aos diversos métodos de se movimentar produtos e insumos e por isso é essencial ao processo logístico, sendo ainda responsável por uma grande parte dos custos logísticos da empresa.

É importante observarmos que o transporte agrega valor de “lugar” ao produto, pois o posicionam adequadamente par atender a demanda.

Outro aspecto importante é quanto aos modais (meios) de transportes disponíveis: Rodoviário, Ferroviário, Aeroviário, Aquaviário e Dutoviário, sendo que em nosso país, seguindo pesquisa da Confederação Nacional de Transportes (CNT), ainda temos uma grande predominância pelo modal rodoviário (61%), seguido do ferroviário (21%), Aquaviário (14%, Dutoviário (14%) e Aeroviário (1%).

Em termos mundiais, observa-se uma tendência a multimodalidade, ou seja, a integração dos diversos modais de transportes.

• Manutenção de Estoques
A questão dos estoques merece uma atenção especial dos profissionais de logística, pois o grande desafio é ter o menor nível de estoque possível sem prejudicar o nível de serviço ao cliente, ou seja, dispor da quantidade necessária para atender ao cliente quando ele desejar. Sabemos que não é um desafio simples. No entanto existem técnicas de gestão que auxiliam nesta tarefa. Em termos de custo logístico esta atividade também representa uma parcela considerável dos mesmos, sendo então necessária atenção especial a este ponto.

Cada vez mais observamos a importância da disponibilização dos produtos aos clientes de forma mais rápida, e neste sentido a gestão eficiente dos níveis de estoque, aliadas a velocidade dos sistemas de transporte escolhido são determinantes.

Os estoques funcionam como “amortecedores” entre a oferta e a demanda, e assim buscam evitar que pedidos solicitados pelos clientes deixem de ser atendidos dentro dos prazos acordados com ele.

A manutenção de estoques agrega valor de tempo ao produto, permitindo assim a disponibilidade do mesmo na hora desejada pelo cliente. Entretanto, o profissional de logística precisa sempre analisar os custos de manter estoques, ter meios de transporte mais rápidos, oferecer um nível de serviço ao cliente relativo a prazo de entrega mais elástico, trabalhar com CD avançados etc...

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*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

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