Aurea Regina de Sá é instrutora de Comunicação Pessoal, especializada em capacitação de profissionais que interagem com a imprensa.
Você gostaria de ter menos problemas de comunicação? Já parou para pensar que pode ajustar a sua comunicação para evitar falhas de entendimento? Fulano não disse o que queria e foi interpretado da pior maneira. Sicrano disse o que queria pela metade, imaginando que o outro teria entendido tudo, e não recebeu o que precisava. Um bota a culpa no outro: "foi você que não entendeu o que eu disse"; "mas eu achei que era isso......"
A gente não tem bola de cristal. Por isso, como o cristal a comunicação tem que ser clara. Quase sempre a intenção do emissor é ser claro; vou partir da premissa de que ele quer ser claro, ele não faz de propósito, mas muitas vezes não consegue atingir o objetivo e as confusões acontecem.
Para ser claro é preciso se colocar no lugar do outro. É um convite para a prática da comunicação com empatia. Se você puder se imaginar ouvindo o que você diz pro outro, uma instrução por exemplo para fazer algum trabalho e avaliar se entende tudo o que foi colocado...analisar se as palavras são compreendidas, se o prazo pra entrega está esclarecido, se o passo a passo foi didático e explicativo, aí sim você começa a compreender como a sua forma de se comunicar está chegando no outro.
Os maiores erros nesse caso são:
- Palavras difíceis, fora do uso comum.
- Desorganização da fala que pode gerar dupla interpretação
- Orientação pela metade, porque o comunicador julga que pra bom entender meia palavra basta
- A falta do objetivo final. Se você está orientando alguém a fazer algo precisa deixar claro qual é o objetivo, o benefício daquilo, senão ela pode não se entusiasmar a realizar o que se pede.
A responsabilidade do comunicador não é pequena; se ele quer um resultado produtivo precisa entender que a clareza é fundamental. Um bom teste é gravar a fala e se ouvir e assim poderá exercitar a percepção. Se você não estiver ligado, os resultados poderão não ser os que você desejou ter. E aí não adianta colocar a culpa no outro.
Analise a sua própria fala, questione o que disse e conclua se pode fazer ajustes para atender melhor o seu público. Só assim não precisará assumir o retrabalho de falar de novo, terá sua mensagem compreendida e a admiração de seus seguidores.