Segunda, 25 Novembro 2024

Carlos Schwartzmann é diretor de Marketing e Vendas da Costa Brava Viagens e Eventos, com Especialização em Inovação no Relacionamento e Fidelização Sustentável de Clientes, além de um eterno apaixonado pelo mundo do marketing e convicto de que as marcas precisam participar da vida dos consumidores de uma maneira única, gerando experiências inesquecíveis.

“Eu sempre viajo e nunca precisei do seguro” ou “eu faço muitos eventos importantes e nunca foi necessário acionar a seguradora” são os principais argumentos para aqueles que preferem não contratar o Seguro Viagem ou o Seguro de Eventos quando estão programando as férias, uma Convenção de funcionários ou aquela festa de fim de ano da empresa. Mas esta é uma economia que pode sair bem salgada para o bolso e para a marca, além de trazer imensos transtornos caso ocorram problemas inesperados durante o seu passeio, evento corporativo ou comemoração.

Vamos começar com a viagem. Você programou roteiros, passagens e hotéis e, para não estourar o orçamento, economizou uma média de R$ 50 com o seguro. Entretanto, no meio da viagem dos sonhos, você precisou usar o serviço médico local. Por exemplo, uma apendicite ou um braço quebrado. Nos Estados Unidos, no primeiro caso, você arcaria com a pequena bagatela de US$ 30 mil. No segundo caso, agradeça, você gastaria ‘somente’ US$ 8 mil. Se você sentisse um resfriado e precisasse de uma consulta médica: mais US$ 1,350 no orçamento. Toda a economia feita iria por água baixo.

Saia da questão financeira e vá à questão prática. Com uma ligação para o seu agente de viagens, você conseguiria saber qual hospital ir e como ser atendido pelo seu seguro. As Seguradoras contam também com Empresas de Assistência, que além de indicar o Hospital/Clinica ideal, monitoraram todo o atendimento e cuidam de todas as despesas financeiras. Você não terá custos pois a Empresa de Assistência fará toda a intermediação. Sem o Seguro, você teria que encontrar um hospital/clínica, descobrir como ser atendido e arcar com as despesas financeiras. Isso logicamente sem contar com a barreira da língua local. Nos Estados Unidos o inglês se torna mais fácil de entender, mas e se o seu destino fosse algum país da Ásia ou Rússia por exemplo?

No caso de uma viagem corporativa, o problema de saúde de um funcionário pode gerar ainda uma crise, arranhando inclusive a imagem da marca. Como a sua companhia não preza pela saúde do colaborador em uma viagem de trabalho ou de incentivo? Esta seria a pergunta feita por funcionários, steakholders ou imprensa em caso de um incidente.

Os Seguros Viagem normalmente também cobrem problemas com bagagens. Só quem já viajou e teve uma mala extraviada ou quebrada, danificando roupas e pertences, sabe a dor de cabeça, tempo perdido e gastos para poder resolver estes problemas. Acaba com o que há de mais mágico em uma viagem: a sensação que você irá guardar para o resto da vida ao lembrar-se da experiência vivida.

Em um evento, esta economia pode gerar problemas ainda mais graves para a empresa. O Seguro para Eventos pode ser a salvação para, por exemplo, alguém que caia dançando na pista, para uma intoxicação alimentar ou até mesmo para processos jurídicos e de indenizações mais complexos. Uma Convenção corporativa ou uma festa de fim de ano são investimentos para gerar bons momentos entre os colaboradores, incentivar a se doarem mais pela companhia e gerar laços entre todos. Tudo isto estaria seriamente comprometido, caso a empresa não tenha como garantir o bem-estar de todos. A experiência vira contra e você acabará de criar mais um problema interno para gerir ou até uma equipe inteira desmotiva para vender o seu produto ou, neste caso, não vender.

Um incidente pode acontecer a qualquer momento, mas o cuidado que a empresa demonstra é que fará a diferença. Bem assistida e cuidada, a pessoa que teve o problema durante o evento, poderá repassar aos colegas como todos se preocuparam e cuidaram dele. Uma empresa que preza pelo seu maior patrimônio, que são os funcionários, com certeza terá o empenho de todos como retorno. Em um momento de crise, este pode ser o diferencial para o seu cliente escolher você ao invés do concorrente. A experiência única vivida pelo colaborador pode refletir no bom atendimento ao comprador final.

Quanto custa para você ter a viagem dos seus sonhos finalizada com uma conta desnecessária de hospital ou uma lembrança nada agradável por não conseguir o atendimento ideal? Quanto vale para a sua empresa ter a imagem manchada por um evento fracassado por um colaborador que não recebeu assistência? Estes valores precisam estar na planilha na hora de decidir economizar no seguro por nunca ter precisado dele.

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