Podemos afirmar que um dos pontos positivos da evolução tecnológica além de obviamente facilitar as nossas vidas através de máquinas e robôs inteligentes é o de tentar inovar com foco em abrir espaço para o sustentável.
E a Fersa, que é uma empresa global com foco em inovações para eficiência de combustível no transporte rodoviário, tem feito isso. Atualmente elas distribuem estratégias que tem o foco em poluir cada vez menos o planeta, e uma dessas práticas é a tecnologia em cubo de roda que é especialmente voltado para economia de combustível.
Apesar de ter um nome um pouco atípico, eu diria até lúdico, esse modelo de tecnologia possui características promissoras.
Criada pela empresa global, que intitulou a tecnologia como FE, ela tem como um de seus principais focos reduzir o consumo de diesel em até 3% em conjuntos formados por cavalo mecânico e semirreboque.
E o modelo engloba refinamentos microgeométricos de precisão, materiais de alto desempenho e um sistema de lubrificação otimizado. A resistência ao rolamento e a melhoria geral reforçam essas melhorias.
Por que usar a tecnologia de Cubo de Roda?
Esse modelo de tecnologia é muito promissor, primeiro porque é sustentável, e segundo porque transforma um componente aparentemente simples em uma peça estratégica para eficiência, segurança e inovação no veículo.
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6 benefícios da Tecnologia em Cubo de Roda
1. Redução no consumo de combustível
Tecnologias que reduzem o atrito nos rolamentos do cubo ajudam o veículo a rodar com mais eficiência, o que pode levar a uma economia de até 3% no consumo de combustível, especialmente em veículos pesados.
2. Menor emissão de poluentes
Com menor consumo de combustível, há também uma redução direta na emissão de gases poluentes, o que consequentemente acarreta um transporte mais sustentável.
3. Aumento da eficiência energética
Sistemas como os motores “in-wheel” (dentro da roda) eliminam perdas de energia causadas por componentes como eixos, diferenciais e transmissões, tornando o veículo mais eficiente.
4. Melhor desempenho e controle do veículo
Tecnologias avançadas nos cubos permitem controle independente de cada roda, melhorando a tração, a estabilidade e permitindo funções como curva com menor raio (“zero turn”) ou até movimentação lateral (“crab walk”).
Crédito: FreePik
5. Menor desgaste de componentes
Cubos modernos reduzem o desgaste de pneus, freios e outros elementos da suspensão, já que proporcionam um funcionamento mais suave e balanceado.
6. Manutenção preditiva e mais inteligente
Cubos com sensores integrados permitem monitorar temperatura, vibração e desgaste dos rolamentos em tempo real, facilitando a manutenção preditiva e evitando falhas inesperadas.
Com relação à viabilidade desse modelo de tecnologia, a Empresa Global realizou mais de 1 milhão de quilômetros de testes em diferentes continentes com objetivo de avaliar os climas em cada localidade e as condições de rodagem. Os ensaios envolveram caminhões operando em jornadas de longa distância, trânsito urbano intenso e vias não pavimentadas.
Crédito: Freepik
No decorrer do processo a Fersa também utilizou caminhões de diversas categorias, incluindo modelos rodoviários e rígidos para simular a realidade do setor de transporte. Operadores de frota que participaram dos testes confirmaram a eficiência do sistema.
Os testes foram validados pelas empresas Maswer (provedor de serviços para a indústria automotiva presente em 5 países, México, Alemanha, EUA, Espanha e Índia), e a TechnoPark MotorLand.
A MotorLand tem o funcionamento muito parecido com um Parque Tecnológico dedicado a empresas de base tecnológica, que tem em seu escopo incorporar tecnologia e inovação ao ecossistema.
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No Brasil já é possível encontrar esse modelo de tecnologia disponível. Empresas Randon apresentaram cubos de roda mais leves, com redução média de 22% no peso, e uma nova configuração de cubo dianteiro com discos de freio para ônibus elétricos que já em produção comercial.
Ou seja, essas inovações já estão acessíveis e seguem sendo utilizadas a todo vapor na indústria automotiva brasileira.
Por Renata Santana