Domingo, 28 Abril 2024

Leóton* Executivo de Vendas na eCOMEX NSI.

A rotina operacional das empresas importadoras e exportadoras costuma exprimir um nível elevado de complexidade, isso é fato. Frente a um fluxo grande de informações das mais variadas fontes e origens legais, a margem para erros e ruídos de comunicação é ínfima. Para organizações com presença consolidada na América Latina, região de extrema relevância para o Comércio Exterior, em termos globais, é indeclinável a importância de se construir uma gestão flexível, segura e que garanta a continuidade de procedimentos cotidianos.

Cada país trabalha com suas próprias e distintas regulamentações, originadas por aspectos tributários, aduaneiros e legislativos. Sob uma perspectiva de expansão mercadológica, ir além de fronteiras e se firmar como uma companhia LATAM é abrir portas para um novo posicionamento de mercado, dessa vez, alinhado com possibilidades comerciais extremamente promissoras.

Seguindo o objetivo de atingir tal patamar, a tecnologia surge como uma aliada de valor imensurável para as empresas, possibilitando a integração de operações, otimização de tempo e custo nos processos, contribuindo para um ambiente de decisões assertivas e mais segurança em todas as etapas do fluxo das operações (importações e exportações).

Priorize soluções intercompany
Entretanto, se a inovação é um caminho vantajoso e precisa ser colocado em pauta, o momento de contratação de um software especializado para Comex deve ser conduzido com um olhar atento a detalhes cruciais que influenciarão na eficiência e na compatibilidade geográfica do gerenciamento efetivado pelo departamento responsável.

Características como adaptabilidade total a todos os países e aos parceiros locais, acesso facilitado aos dados e tomada de decisão embasada por referenciais confiáveis sobre o mercado são diferenciais que demonstram a relevância de se priorizar uma ferramenta intercompany. Com ela, a empresa terá condições de reduzir custos desnecessários de infraestrutura e plataforma, deixando aquele passado de estratégias descentralizadas para trás. Dessa forma, será possível trabalhar de forma estratégica por mais competitividade, clareza e controle sobre obrigações tributárias, com menos risco e melhores decisões.

Inteligência analítica para o cenário LATAM
Atualmente, o Comércio Exterior brasileiro está passando por um amplo processo de modernização, considerando iniciativas e projetos que encontram na tecnologia uma grande oportunidade para simplificar a comunicação do setor em sua totalidade, envolvendo instituições públicas e privadas. Esse quadro evolutivo também se aplica à América Latina e seus membros principais, que protagonizam relações comerciais historicamente consagradas com o Brasil.

Em tempos de avanço tecnológico, reduzir a complexidade operacional e o excesso de burocracia é o primeiro passo para converter atividades morosas em práticas transformadoras. Em outras palavras, uma solução que separe informações para análise em real time, de modo acessível e dinamizado, viabiliza a participação decisiva de especialistas na área, para que ações condizentes com a situação atual do continente sejam executadas.

Para concluir o artigo, é necessário que o gestor, junto de seus colaboradores, ao optar pela automatização da gestão de Comex, leve em consideração aspectos que não são, em nenhuma hipótese, secundários ou descartáveis -- como é o caso do parceiro ideal. Sem dúvidas, o sucesso das operações LATAM depende, diretamente, de uma tecnologia capaz de acompanhar todas as demandas e exigências da região, com alta aderência e integração processual.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome