Terça, 19 Março 2024

Luiz Henrique Caveagna * Diretor Geral da Termomecanica , empresa líder na transformação de cobre e suas ligas.

A indústria naval está presente no Brasil desde os tempos coloniais. A posição geográfica das terras brasileiras e a qualidade da madeira e de recursos do país, fizeram com que os portugueses, ao chegarem no país, instalassem estaleiros, tanto para reparações de embarcações, como para a construção de novos transportes marítimos. Hoje, mais de 500 anos depois, este segmento tem buscado seu espaço na economia brasileira, sendo uma das grandes portas para geração de empregos no país.

Um levantamento realizado pela IPEA - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, apontou que, de 2004 a 2014, o segmento registrou um crescimento de 19,5% ao ano. Este cenário, resultou na construção de 600 mil embarcações e também na criação de 80 mil empregos diretos e 400 mil indiretos, segundo dados da SINAVAL - Sindicato Nacional da Indústria da Construção e Reparação Naval e Offshore.

Apesar dos índices positivos nos anos 2000, o segmento enfrentou uma crise, e ainda de acordo com a SINAVAL, de 2014 para cá, os postos de trabalho da área diminuíram mais de 80%, e, hoje temos menos de 15 mil empregos nos estaleiros do país. Neste contexto, o grande desafio para indústria naval tem sido retomar o papel de destaque na economia nacional. Para isso, outros braços do mercado como a siderurgia e a metalurgia, têm sido fundamentais para o desenvolvimento do setor, a partir da produção de ligas metálicas como o Alumínio, utilizadas como matéria-prima na construção de embarcações.

Principais aplicações do Alumínio na indústria naval

Para o segmento naval, a versatilidade e a variedade das aplicações do Alumínio, faz com que o metal saia na frente em comparação com os demais concorrentes, como o Aço, por exemplo. O Alumínio pode ser empregado desde a parte estrutural de embarcações de pequeno e médio porte, ou até mesmo, no acabamento interno de qualquer embarcação, com a utilização dos laminados e perfis extrudados de Alumínio, incluindo perfis derivados de tarugos que constituem os mastros de navios e barcos.

As possibilidades de aplicações do metal são diversas. O Alumínio pode aparecer ainda como artigo decorativo e em estruturas leves de interiores, em perfis de acabamento em barcos e lanchas, e até em detalhes mais mecânicos, como painéis de controles, instrumentação, compartimentos e sistemas de refrigeração e outras aplicações menores onde se requer resistência à corrosão e boa condução térmica.

Além disso, na estrutura de embarcações náuticas, como o casco, por exemplo, o metal também é utilizado em suas ligas especiais em embarcações de pequeno e médio portes, como lanchas e barcos. Contudo, não é o material mais utilizado com essa finalidade, uma vez que sua utilização é mais onerosa comparado aos materiais concorrentes. Em contrapartida, apresenta grande vantagem de durabilidade.

Quais são os benefícios do Alumínio para a indústria naval?

A leveza é um traço fundamental para o bom funcionamento de um meio de transporte aquático. Nesse quesito, o Alumínio se sobressai em comparação com os outros materiais. Por tratar-se de um metal extremamente leve, traz ganhos sustentáveis significativos, ao gerar menor carga de poluentes na atmosfera e promover maior economia de combustível, nada diferente da forma que vemos o Alumínio em outros setores da economia.

A boa resistência à corrosão - característica intrínseca do Alumínio - e a maior durabilidade também são características que justificam a escolha do metal na indústria naval. Um exemplo que comprova a superioridade do metal no setor, é a experiência narrada por Amyr Klink, velejador brasileiro conhecido por suas viagens à Antártida. Klink relata que seu barco (desenvolvido com propriedades do Alumínio), suportava um número de viagens bem maior do que os dos velejadores de outros países, que precisavam trocar suas embarcações com mais frequência.

O fato é que o Alumínio tem dominado diferentes esferas da economia mundial. Não é difícil encontrar este metal nas áreas de construção, refrigeração, automotivo e eletricidade, além de, é claro, espaços com maior tecnologia, como o setor aeronáutico e aeroespacial. Na indústria naval o cenário não seria diferente. Diante disso, é preciso estimular cada vez mais o investimento do Alumínio no segmento naval, para que assim, esses dois setores possam caminhar juntos para suprir as necessidades mais exigentes do mercado.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome