Sexta, 19 Abril 2024

Danielle Denys é gerente de marketing do Grupo Acerte, detentor das marcas Quality Lavanderia, Prima Clean Lavanderia Express, Linha e Bainha Costuras, Laundry 4 You e Inova Lavanderia Industrial

Segundo estudo publicado pelo site Our Social Times, baseado em conteúdo de Steven Van Belleghem, um dos líderes da Europa no assunto de marketing digital, o futuro do marketing digital tem uma previsão baseada em três principais fatores de influência comportamental: consumidor do futuro, transparência nas informações e evolução da tecnologia.

Mundialmente, em termos demográficos, estima-se que a população chegou a 7,6 bilhões em outubro de 2017. E a previsão das Nações Unidas é que chegue até 11,2 bilhões em 2100. Isso significa um universo imenso de clientes, marcas, ações e comunicações em diversos pontos de contato. Parece distante pensar em 2020? A realidade é que o futuro está a um piscar de olhos, de maneira que analisar e se integrar aos fatores que permeiam os novos dias permitirão o melhor desenvolvimento do negócio.

O primeiro ponto: quando pensamos no futuro do marketing digital, sabemos que a evolução acontece na velocidade da luz. Inicialmente, é preciso pensar no Consumidor do Futuro em 2020, pois cerca de 2,5 bilhões de smartphones estarão em uso no mundo todo, ou seja, estar conectado será ainda mais natural.

O segundo ponto consiste no fato de estarmos conectados a todo momento. Tudo é movido pela transparência, já que as informações estão à palma da mão, como extensão dos braços humanos. No futuro, todos terão informações em tempo real sobre produtos e serviços, por exemplo. Portanto, será exigida ainda mais transparência nos negócios.

O terceiro fator permeia a seleção mais qualificada por parte dos clientes, que escolhem as mídias consumidas. Chegar até o público-alvo será o verdadeiro prêmio das marcas, portanto, será necessário ter uma mensagem mais relevante para alcançar esse propósito. A tecnologia será cada vez mais eficaz para proteger os dados pessoais dos consumidores neste caminho para a era digital 2020.

Se pensarmos em uma escala de avaliação de 0 a 10, a pontuação de 7, por exemplo, não será satisfatória para uma boa avaliação do cliente no mundo online. O cliente conectado escolherá serviços e produtos de maior excelência em sua escala de decisões, exigindo extremo foco no cliente final. Alguns desafios novos vão se apresentar e será preciso superar expectativas e surpreender a partir das experiências positivas. Cada cliente exercerá forte influência de consumo, portanto, a caminhada não será feita apenas com personalidades conhecidas da mídia, mas com a intervenção de clientes reais, satisfeitos, recomendando produtos ou serviços.

A exemplo deste cenário digital, inovações e soluções reais, o Grupo Acerte, de forma visionária no mercado brasileiro de franquias de lavanderias e conectado com este cliente digital, apresentou ao mercado neste ano a franquia home-based com gerenciamento 100% online e via aplicativo: a Laundry 4 You - Lavanderia em Condomínios. É uma solução inovadora, em que a tecnologia melhora a experiência dos clientes na lavanderia.

Sabemos quão importante é estudar constantemente as mudanças de comportamento e, baseado nisso, tomar decisões. Foi assim que foi criada a Laundry 4 You, com sistema e aplicativo exclusivos, segurança de uso via sistema RFID, entre outros benefícios. São soluções que atendem tanto o cliente B2B, como franqueados e gestores condominiais, quanto o cliente B2C, moradores de condomínios em seu dia a dia. É a solução completa de lavanderias em condomínios e tudo com gestão online via smartphones. A marca, atualmente, possui cerca de 90 unidades próprias, com grande know-how neste segmento, e continua com expansão das franquias por todo o país, atraindo o olhar deste empreendedor do futuro também. Estar conectado com a inovação é algo que precisa fazer parte do DNA das empresas.

Pensando em 2020, entre 80% e 90% do bom resultado online dependerá do sucesso do mundo offline, da experiência real, da compra de produtos ou uso de serviços. Os depoimentos serão mais expostos no ambiente digital. Está preparado para isso? Seu negócio já está preparado? Sua marca está presente no mundo online? Se não estiver, é bom se preparar rapidamente, pois, provavelmente, sua marca já foi colocada na rede e você sequer tem conhecimento. Hoje, os clientes buscam interação com cinco marcas no máximo. Então, esteja conectado, crie seu storytelling e seja uma das opções escolhidas.

Em 2020, ocorrerá a era da riqueza de dados (“DATA”). A informação ditará os caminhos às marcas, oferecerão dicas a partir do seu comportamento e conectividade. E não haverá mais distinção de cenários. A regra será uma só: excelência offline é excelência online. Atualmente, muitas marcas já estão neste caminho, porém ainda há tantas outras que estão “OUT” deste universo digital. Em 2020, o cliente é quem vai ditar grande parte das regras, os “EU-fluenciadores” digitais do futuro. E o futuro já está mudando agora. Fique conectado.

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*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

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