A Austrália tem recebido uma quantidade maior de brasileiros para estudar nos últimos dois anos. De acordo com levantamento feito pela Agência de Promoção Comercial e Investimentos do governo australiano, de março de 2011 a março de 2012 foram emitidos 3.895 vistos de estudante para os brasileiros. E de junho de 2012 até março deste ano, o número chegou a 4.267. Um crescimento de 9,6%, que representa boas perspectivas para o mercado de turismo interno.
Estes números referem-se às emissões ocorridas em todo o Brasil, mas somente na Infovistos, o aumento no período passou de 50%. Segundo Alexandre Luis Pedrosa, que é diretor da Infovistos, a perspectiva é de que até o final do ano a emissão de visto de estudante para a Austrália ultrapasse a casa dos 20 mil. “Uma ótima expectativa para quem trabalha no ramo, incluindo as operadoras e agências de viagem com foco em cursos no exterior”, comemora Alexandre.
A China é o país que mais emitiu visto de estudante australiano em todo o mundo, o que representa um total de 19,6%. Depois dela vem a Índia, com 6,5%; o Vietnam, com 4,95%; a Malásia, com 4,5%; e os EUA com 4,3%. O Brasil aparece em sexto lugar no ranking, com 4,1%.
Há uma diferença pequena na somatória de vistos emitidos aqui com relação aos norte-americanos, no entanto os EUA tiveram uma queda de 8,5% na emissão deste tipo de visto entre março de 2012 e o mesmo período em 2013. Para Alexandre, da Infovistos, isso ocorre principalmente por causa das instabilidades econômicas vividas, com aumento expressivo do valor do dólar.
Para tirar o visto de estudante para Austrália é necesário o preenchimento de formulários em inglês e o envio de documentos para a embaixada australiana, em Brasília. A recomendação da Infovistos, que é especialista em solicitações de visto para a Austrália, é que o estudante reúna a maior quantidade de comprovações de vínculos com o Brasil, como carteira de trabalho e certidão de casamento, por exemplo, além de provas de que têm condições para arcar com suas despesas enquanto estiver no exterior. Também é fundamental para o estudante comprovar que tem hospedagem garantida, bem como apresentar uma carta de confirmação de matrícula da escola onde vai estudar. O prazo médio para aprovação do visto de estudante para a Austrália é de 25 a 30 dias úteis, em média.
Fonte: Jornal de Turismo