Foi iniciado recentemente pela Unidade da Brado Logística, em Cambé (PR), as obras de ampliação da estrutura com projeção de duplicar suas operações. A capacidade inicial que era de 20 vagões por encoste passará 40 vagões, com dois trens diários, aumentando o volume do transporte de contêineres pela ferrovia até o Porto de Paranaguá, principal destino das mercadorias.
Durante as obras, a Companhia recebeu a assessoria da Prefeitura de Cambé para realizar a supressão vegetal, que determinou a retirada de 351 plantas e a compensação de cinco vezes esta quantidade em novas mudas. Ao todo, foram doadas 1755 mudas de plantas nativas da região para o Horto Municipal.
Para o responsável pelo projeto de ampliação da Unidade, o gerente de projetos de infraestrutura da Companhia, Alessandro Bernardi, a ação afirma a responsabilidade da Brado. “A doação das mudas vai ao encontro da vocação ecológica da Companhia. A Brado realiza o transporte de contêineres pela ferrovia, que é energeticamente mais eficiente do que a rodovia, por emitir menos quantidade de carbono na atmosfera por tonelada transportada”.
A Unidade de Cambé está em operação desde 2011, e possui atualmente 50% de suas operações dedicadas ao transporte ferroviário em contêineres de commodities, como soja e milho e 50% em refrigerados, como carnes.
Fonte: Guia Marítimo