A NUTEP concluiu a última fase de seu programa de desenvolvimento com a atualização de suas instalações ferroviárias no porto do Mar Negro de Novorossiysk.
A empresa, um dos principais operadores de terminal de contêineres do porto, removeu as linhas férreas originais, construído um novo estaleiro na parte de trás do terminal e aumentando a capacidade total de blocos de trem no terminal de 30 comboios – cerca de 112 Teus cada.
O comprimento total das linhas ferroviárias já tem mais de 4 quilômetros e, em 425m cada, os dois novos ramais de carga permitem à NUTEP lidar com dois blocos por dia. Dois empilhadores de ferrovias dedicados são capazes de lidar com o tráfego em ambas linhas ao mesmo tempo.
Um benefício adicional é que o armazenamento do terminal foi aumentado pela remoção das linhas ferroviárias de idade, levando a capacidade de consumo de até mais de 11.000 Teus.
Ano passado, Timofey Telyatnik, Presidente do Conselho de Administração da controladora do NUTEP GC “Delo”, anunciou planos para triplicar a capacidade do terminal de contêineres para acomodar o crescimento contínuo no número de contêineres que ele trata.
Em 2012, a NUTEP manipulou 215.307 Teus, que foi de 7,6 vezes maior do que em 2011. A empresa também vai investir na construção de um cais de contentores que será capaz de receber navios de até 6.000 Teus e trazer a capacidade total à NUTEP para 600.000 Teus no início de 2016.
Novorossiysk é o maior porto de contentores no Mar Negro e principal porta de entrada para o sul da Rússia. Outros GC empresas “Delo” também operar a partir de lá, incluindo Global Service Container (GCS) Ltd, a maior intermodal privado e prestadores de serviços logísticos na área e um dos principais operadores de transporte de contêineres da Rússia.