Os brasileiros que tiveram rendimento tributável superior a R$ 24.556,65 em 2012 precisam prestar contas à Receita Federal até esta terça-feira, dia 30 de abril. A Receita ainda espera receber cerca de 8 milhões de declarações de última hora.
Leia também
* Contribuintes só têm até amanhã para transmitir Imposto de Renda e precisam evitar a madrugada
A declaração tem o objetivo de apurar se o contribuinte pagou mais impostos do que deveria à Receita, ou se ainda deve algum dinheiro ao Leão. Isso acontece quando existem rendimentos que passaram despercebidos e não sofreram a devida tributação ao longo do ano anterior.
Imagem: Gazeta do Povo
Muitos brasileiros deixam contas com Leão para última hora
A declaração simplificada permite um desconto de 20% sobre a renda tributável sem a necessidade de reunir recibos, um abatimento limitado a 14.542,60 reais. Por sua vez, os descontos com a declaração simplificada podem superar esse teto, desde que as despesas dedutíveis possam ser devidamente comprovadas.
Se a declaração apurar mais imposto a pagar à Receita, o ideal é quitar o débito de uma só vez. Sobre as quotas parceladas incidirão juros proporcionais à variação acumulada da Selic, acrescidos de mais 1% todos os meses.
Com informações da Receita Federal e do site da Exame.