Terça, 05 Agosto 2025

Há 100 anos a Maersk Line deu início ao comércio com o Brasil. O navio a vapor Laura Maersk chegou na costa brasileira no dia 19 de fevereiro de 1913, atracando primeiramente em Paranaguá – quase sete semanas depois que o navio foi lançado em 1 de janeiro de 1913.

O Laura Maersk transportava 2.800 toneladas de carga com apenas quarto escotilhas, o motor tinha três cilindros, 1.400 HP e uma velocidade de até oito nós. Em termos de tamanho, o navio tinha apenas 14 metros de largura, 97,7 metros comprimento e 6,15 metros de profundidade. Com uma tripulação de 25 pessoas, que incluía quarto engenheiros, o Laura Maersk foi construído para o comércio com o Brasil e era conhecido pelo transporte de cargas a granel, como madeira, grãos e carvão naquela época.

Oitente e um anos depois, o navio contêiner da Maersk Line chegou pela primeira vez no porto de Santos, em 1994, representando o começo de uma nova era para a Maersk Line no Brasil. Em 2000, por exemplo, a indústria de carne bovina usava apenas navios de carga refrigerados, hoje ela migrou completamente para cargas de contêiner refrigerado, transportando mercadorias no mundo todo. Esta mesma tendência começa agora com a indústria de grãos, fertilizantes, minerais e metais.

A chegada do Laura Maersk e do Maersk Santos evidencia algumas das principais mudanças na história comercial do Brasil com a evolução global. A última tendência de produtores de metais e fertilizantes, assim como de empresas de carnes bovina, mais de dez anos atrás, está se voltando para contêineres como uma forma de atingir novos mercado pela primeira vez.

“A importância do Brasil para a Maersk Line mudou significativamente desde 1913, passando de 2,800 toneladas em navios de carga a granel para uma frota de 88,237 toneladas nos navios de cargas de contêineres, o SAMMAX, e tem desempenhado um papel fundamental para ajudar a indústria de alimentos se estabelecer como um grande player mundial,” disse Peter Gyde, CEO da Maersk Line no Brasil.

Em fevereiro e março de 2013, a Maersk Line lançará seu 15º e 16 º SAMMAX – acrônimo para “South America Maximum”, completando a entrega de 16 novos navios, com custo de US$2,2 bilhões. Os navios restantes que serão lançados são o Maersk Lamini e o Maersk Labrea. Os navios foram projetados especificamente para serem os maiores navios que podem entrar com segurança nos portos brasileiros.

Os navios sem engrenagem transportam em grande parte carnes, aves e frutas. O primeiro SAMMAX que chegou no Brasil foi o Maersk Lima, em junho de 2011. O SAMMAX tem um calado de 13,5 metros e 299,9 metros de comprimento. Os navios transportam 7,450 TEUs, tem 1,700 “reefer plugs”, e viaja em uma velocidade de 22,5 nós – três vezes mais rápido do que o Laura Maersk, e tem 51,909 BHP, ou 38,889kW. O navio conta com uma equipe de 28 pessoas, contra 25 no Laura Maersk.

Fonte: Guia Marítimo

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

Deixe sua opinião! Comente!