A prefeitura de Nova Friburgo - Região Serrana fluminense - apresentou um balanço do Carnaval na cidade e informou que 90% dos leitos de hotéis do município foram ocupados durante os dias de folia, contra uma taxa de ocupação de 70% no Carnaval de 2012.
Os dados da prefeitura revelam também que Nova Friburgo voltou a ser um dos destinos preferidos pelos turistas que visitam a região serrana do Estado do Rio: pelo principal acesso a Nova Friburgo - a RJ-116 - passaram 145 mil veículos, no trecho entre Itaboraí e Macuco, movimento 12% maior do que o esperado para o período.
“Esses números são favoráveis e comprovam um avanço no turismo e perspectivas de mudança”, comemora o secretário de Turismo, Alexandre Meinhardt. Segundo ele, “o município já vinha trabalhando, incessantemente, nas atividades turísticas. Saímos de uma redução na taxa de ocupação e começamos a reverter. Tivemos 30% de crescimento das taxas nos distritos de Lumiar e São Pedro da Serra, além do circuito Tere-Fri, por exemplo”, ressaltou.
Em relação aos projetos futuros, a Secretaria de Turismo informou que o objetivo da Prefeitura será o de fortalecer o que já existe em circuitos turísticos, que revitalizará os espaços turísticos, além de uma série de fatores estruturais que são mecanismos necessários para fortalecer o setor, como segurança, transporte e saneamento: “fortalecer as políticas públicas que arrumem a nossa casa, para o friburguense e para o turista, é vital”, apontou Alexandre Meinhardt, ressaltando que a secretaria também vai trabalhar na realização de um novo inventário dos equipamentos naturais e artificiais da cidade, para se saber como trabalhar a demanda e para conhecer o perfil do turista que visita o município.
Bianca Tempone, subsecretária de Turismo, aproveitou a oportunidade para informar que, na próxima sexta-feira (22), o secretário de Estado de Turismo, Ronald Ázaro, estará na cidade para inaugurar o totem de informações turísticas na Praça Dermeval Barbosa Moreira.
“O secretário também frá palestras e conversará sobre investimentos do Estado. Sempre tivemos uma boa relação com o governo do estado, que reconhece o trabalho na área. A atividade vem se solidificando e vai melhorar cada vez mais. O turismo movimenta 52 setores e é reconhecidamente um importante fator de incremento econômico”, disse Bianca.
Fonte: Jornal de Turismo