Sexta, 25 Julho 2025

O Superporto do Açu recebeu a visita técnica do presidente do Conapra (Conselho Nacional de Praticagem) e de representantes do Conselho Técnico da Praticagem do Rio de Janeiro. O objetivo da visita foi apresentar o atual estágio das obras do TX-2, principalmente na sua parte interna.

Os práticos seguiram de rebocador até a área da bacia de evolução do TX-2 aonde puderam conhecer as condições de mar na área interna e a visibilidade das instalações, por meio de uma perspectiva mar para terra.

Durante a visita foram analisadas as condições de navegabilidade do canal (comprimento, largura e calado) e os aspectos de sinalização náutica que permitam uma navegação segura das embarcações.

O trabalho de simulação e verificação de limites para operação no Superporto do Açu foi iniciado em 2008 com simulações de manobras de navios no terminal de minério (TX1), no Ciaga (Centro de Instrução Almirante Graça Aranha), no Rio de Janeiro. Em 2011, colaboradores da empresa e práticos do Rio de Janeiro estiveram no MITAGS – Maritime Institute of Technology, em Baltimore (EUA), aonde foram realizadas simulações de navegação no canal de acesso do TX2 e manobras de atracação e desatracação nos píeres, levando em consideração os berços e atividades que serão desenvolvidas no Superporto do Açu.  Foram realizadas diversas manobras com os navios que irão operar nos terminais TX1 e TX2, tais como os VLCC, Capesizes, Panamax, Car Carriers (roll- roll) e Conteineiros, dentre outros.

Fonte: Guia Marítimo

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

Deixe sua opinião! Comente!