Sábado, 20 Setembro 2025

Um projeto para a construção de um novo aeroporto na região Metropolitana de Porto Alegre foi apresentado ao governo do Estado do Rio Grande do Sul esta semana. A proposta indica que com o funcionamento do novo terminal aéreo, em 2023, o Aeroporto Salgado Filho será desativado.

O estudo foi elaborado em quatro semanas pelo escritório da consultoria PwC, encomendado por meio de um convênio entre a Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), a Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI), e a Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do Rio Grande do Sul (Fecomércio-RS). O documento foi entregue ao Executivo pelo presidente da Fiergs, Heitor Muller.

A previsão é de que o empreendimento tenha capacidade para o transporte de 20 milhões de passageiros. Uma das localidades cogitadas para receber o terminal é Nova Santa Rita, a 23 quilômetros da Capital. Porém, conforme o titular da Secretaria do Desenvolvimento e Promoção do Investimento (SDPI), Mauro Knijnik, o local ainda não está confirmado. Segundo ele, outras três cidades estão sendo consideradas: Guaíba, Canoas e Viamão.

Conforme Knijinik, o aeroporto Salgado Filho não atende o transporte de cargas das empresas, o que ocasiona custos mais elevados para importação e exportação. A atual capacidade do terminal, principalmente o tamanho da pista, impede que a exportação seja feita 100% pelo Rio Grande do Sul – 75% é realizada pelos aeroportos de São Paulo (50% por Guarulhos e 25% por Campinas). Segundo o estudo, o novo aeroporto terá duas pistas, que atenderão as necessidades tanto em termos de cargas quanto em termos de passageiros.

Fonte: Transporta Brasil

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

Deixe sua opinião! Comente!