Sábado, 20 Setembro 2025

Grandes estrelas do mercado de tecnologia nos últimos anos, os smartphones e os tablets continuarão a ser o centro das atenções dos consumidores em 2013. De acordo com a Consumer Electronics Association (CEA), a receita global dos fabricantes com essas duas categorias de produtos terá crescimento de 25% e 22%, respectivamente. As projeções foram apresentadas hoje, durante coletiva de imprensa que antecede a abertura oficial da CES, feira de eletrônicos que acontece em Las Vegas desta terça até sexta-feira.

De acordo com Steve Bambridge, diretor da empresa de pesquisa GfK, responsável pela pesquisa, a taxa de crescimento é menor do que a apresentada em anos anteriores – números preliminares indicam que em 2012 as vendas de tablets cresceram 60% e as de smartphones, 38% em todo o mundo. O especialista destacou, no entanto, que a desaceleração é natural, tendo em vista a queda de preços desses produtos. “Em termos de unidades, no entanto, o crescimento continuará forte. Só para smartphones, a projeção é de 50% de alta”, disse.

Além dos tablets e smartphones, apenas a categoria de videogames apresentará algum crescimento em 2013, segundo a CEA. A expectativa é que novos modelos de consoles impulsionem as vendas, principalmente no fim do ano. Em segmentos como monitores, impressoras, DVDs,  Blu-ray e celulares convencionais, a queda nas vendas pode passar de 20%.

Na avaliação de Bambridge, os smartphones e os tablets têm canibalizado as vendas de outras categorias de produtos, como PCs e até  TVs de telas pequenas. Apesar disso, ele destaca que o forte crescimento dos dois produtos tem sido um alento para o mercado em geral.

A CEA estima um crescimento de 4% nas vendas de eletrônicos em todo o mundo em 2013. No Brasil, a expectativa está na mesma faixa. Para Bambridge, é difícil garantir que essas projeções irão se concretizar. “Ainda é muito cedo para dizer. As estimativas de crescimento podem se transformar em cenário de estabilidade ao longo do ano”, disse.

Fonte: Valor

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

Deixe sua opinião! Comente!