A capitania dos portos está intensificando a fiscalização das embarcações que fazem o transporte de passageiros e cargas no porto de Santarém e nos rios da região.
É que neste período de férias e com a chegada das chuvas os riscos aumentam. Valdson Farias é comandante de uma embarcação que faz linha no trecho Santarém/Aveiro. Ele alerta que é preciso tomar alguns cuidados antes de seguir viagem.
As equipes de fiscalização da capitania têm enfrentado muitos abusos por parte de alguns comandantes. A superlotação das embarcações continua sendo um problema rotineiro. Na semana passada, por exemplo, uma embarcação viajou para a região do Lago Grande com quase 70 além da capacidade permitida.
Para driblar a fiscalização, um barco de porte menor é fretado para conduzir o excesso até a comunidade Pinduri. Lá todos os passageiros são devolvidos ao barco que faz a linha normal.
Mas, a atenção da capitania não está voltada apenas para as embarcações de linha. Os barcos que fazem passeio turístico também são alvo das equipes.
Fonte: Rádio Rural