Segunda, 21 Julho 2025

O último dia de 2012 registrou um acidente entre duas embarcações no Porto de Santos, no litoral paulista. O navio Marcos Dias, carregado com mais de 65 mil toneladas de minério de ferro, bateu na embarcação ABML Eva e em um portêiner da Libra Terminais. O acidente aconteceu por volta das 6h30 e não deixou feridos. A Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP) abriu inquérito para apurar as causas do acidente.

Foto: A Tribuna de Santos

Navio Marcos Dias perdeu os sistemas de propulsão, governo e comunicação

O navio Marcos Dias estava a caminho do terminal da Usiminas no Porto de Santos. De acordo com a Autoridade Portuária, a embarcação perdeu o controle das máquinas e, consequentemente, a direção.

Os sistemas de propulsão, governo e comunicação não responderam aos comandos. Duas âncoras foram lançadas ao mar, mas não foram suficientes para parar o cargueiro. Além do comandante, havia um prático a bordo.

A primeira colisão atingiu o navio ABML Eva, que estava atracado no terminal 38, da Libra Terminais. Em seguida, o Marcos Dias bateu no portêiner nº 4 do terminal 37, da mesma operadora.

O equipamento saiu dos trilhos e está fora de operação por tempo indeterminado. Segundo a Codesp, as defensas, equipamentos utilizados para amenizar o atrito entre o navio e o píer de atracação, também foram atingidas.

O Marcos Dias sofreu danos no casco, no lado da proa. Até o fechamento desta edição, a agência marítima Orion, responsável pela embarcação, ainda não tinha informações sobre as condições de navegação do navio.

Fonte: A Tribuna de Santos

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

Deixe sua opinião! Comente!