Sábado, 28 Junho 2025

As micro e pequenas empresas (MPE) desempenham um papel importantíssimo na economia brasileira e capixaba, e hoje representam 99% do total de empresas privadas do país. Nesta sexta (5), comemora-se a iniciativa de brasileiros empreendedores que, ao abrir seu próprio negócio, realizam não apenas seus sonhos, mas geram emprego, renda e desenvolvimento socioeconômico.

“As MPE geram renda e ocupação para milhares de pessoas, e representam boa parte da força de trabalho no Brasil. No estado, esse índice chega a 58,7% do total de pessoas ocupadas no setor privado”, destaca o superintendente do Sebrae no Espírto Santo, José Eugênio Vieira.

Com o apoio da instituição, uma escola de idiomas é uma pequena empresa de sucesso no estado. A proprietária, Gracinha de Souza, acredita que capacitação e orientação que obteve no Sebrae foram indispensáveis para a gestão de seu negócio.“Valorizo muito o trabalho que o Sebrae faz de incentivar, motivar, capacitar e dar força ao micro e pequeno empreendedor. Isso faz muita diferença na economia brasileira”, destaca.

Outra importante figura jurídica, criada pela Lei 128/2008, é a do Microempreendedor Individual (MEI), pessoa que trabalha por conta própria e fatura, no máximo, R$ 60 mil por ano. No Espírito Santo, desde 2009 foram formalizados 76.328 MEI.

O fotógrafo capixaba Cláudio Postay, foi uma dos primeiros a se formalizar no Brasil. Ele conta que a decisão abriu portas e deu visibilidade a seu trabalho. “As informações e orientações do Sebrae qualificam e concedem a oportunidade de estruturar o negócio, além de valorizar a capacidade do empreendedor”, afirma

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sebrae-ES

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

Deixe sua opinião! Comente!