Sexta, 19 Setembro 2025

O Ministro dos Portos, Leônidas Cristino, recebeu na terça-feira (25) o grupo DTA Engenharia juntamente com o Presidente da Companhia Docas do Estado do Espírito Santo (CODESA) para avaliar o andamento do projeto para a construção do Porto de Águas Profundas no Estado do Espírito Santo.

A DTA venceu o processo licitatório para desenvolver os estudos e projetos de engenharia, com o valor de R$ 20 milhões, recursos da Secretaria de Portos (SEP) por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Os estudos foram iniciados em abril 2012, tão logo foi declarada a empresa vencedora e assinado o contrato.

Os estudos deverão avaliar a melhor localização e a matriz de cargas para a instalação do porto, levando em consideração os acessos, profundidade atual, interligação com a retroárea, viabilidade ambiental e custos logísticos.

O Presidente da empresa, João Acácio, apresentou ao Ministro os resultados já identificados e os produtos que poderão ser movimentados no complexo além do contêiner, que é a prioridade justamente para desafogar o Porto de Vitória. Outras demandas de graneis líquidos e sólidos também estão sendo analisadas.

Os estudos preliminares também apontaram a necessidade de uma retroárea de 1 a 1,5 milhões de metros quadrados. A identificação do local deverá ocorrer até o final deste ano e a finalização dos estudos em meados de 2013. Segundo o grupo o empreendimento levará em torno de 36 meses para sua construção, caso aprovado. Ainda de acordo com a DTA, a estimativa de movimentação é de 30 milhões de toneladas ano.

Fonte: SEP

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

Deixe sua opinião! Comente!
 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome