Sexta, 31 Janeiro 2025

O governador Roberto Requião recebe nesta terça-feira (8), em Curitiba, uma comitiva formada por integrantes da equipe de transição do presidente eleito Fernando Lugo, deputados, senadores e empresários paraguaios e “brasiguaios” – filhos de brasileiros nascidos no Paraguai. Além de buscar o estreitamento das relações com o Paraná, os paraguaios querem o apoio de Requião para a implantação de um programa nos mesmos moldes do Paraná em Ação, informa o cônsul-geral do Brasil em Cidade do Leste, Antonio Fernando Cruz de Mello.

“Alguns políticos paraguaios já estiveram em Curitiba para conhecer o programa e, agora, estão abrindo portas para estreitar as relações entre o Paraguai e o Paraná. Agora, o governador vai receber um grupo de 28 paraguaios e ‘brasiguaios’. Trata-se de uma missão multidisciplinar, e um de seus principais assuntos é uma parceria para a realização de um programa como o Paraná em Ação no Paraguai”, disse o diplomata, que participou da 49.ª edição do Paraná em Ação, realizada neste fim de semana em Campo Mourão.

A missão também irá visitar ainda as Secretarias da Saúde, Agricultura e Indústria e Comércio, para conhecer ações e políticas públicas do Governo do Paraná. “Além disso, vamos nos reunir com o setor privado, o Sebrae e a Assembléia Legislativa, pensando em fomentar a cooperação entre o Estado do Paraná e o Paraguai”, afirmou Cruz de Mello.

O cônsul-geral Antonio Fernando Cruz de Mello argumenta que o Paraná e Paraguai têm uma ligação histórica, além da geográfica. “O Porto de Paranaguá, por exemplo, serve o Paraguai. Há uma ligação direta, pela BR-277, entre o Litoral do Paraná e o país. Tudo nos une, nada nos separa, como diria Saenz Peña. Portanto, temos que trabalhar juntos para que possamos criar maiores benefícios para a nossa gente. E o Paraná em Ação é o nosso ponto de apoio dentro do Governo do Paraná. É um programa simplesmente fantástico. Desde o primeiro momento em que fui convidado para participar do programa, pelas ações de caráter humanitário que fazemos no Paraguai, incorporei de corpo e alma os princípios do Paraná em Ação”, falou.

Desde 2007 que paraguaios demonstram interesse em replicar a feira de serviços públicos gratuitos do Governo do Paraná. “Já tivemos três rodadas de apresentação do programa para os paraguaios. A primeira, a convite do Itamaraty, depois uma reunião bilateral com o governo paraguaio, no final do ano passado, na sede do Ibama, em Foz do Iguaçu. Em seguida, tivemos uma reunião no Consulado do Brasil em Cidade de Leste e, por último, a visita dos governadores e senadores paraguaios eleitos à Guaira”, disse o coordenador-geral do Paraná em Ação, Marcírio Machado Sobrinho.

O encontro de terça-feira, no Palácio das Araucárias, colocará Requião em contato a equipe de transição do presidente Fernando Lugo, além de deputados e senadores paraguaios. “O Paraná tem excelência nos serviços sociais, e é justamente isso que o Paraguai busca, uma vez que sua população é bastante carente. Além disso, há interesse na colaboração em outras áreas, como agricultura, meio ambiente e informática. O Governo do Paraná já doou 50 bolsas de estudos para os paraguaios nos colégios agrícolas estaduais. O início de tudo isto se deu no Paraná em Ação, que alcançou este sucesso porque todos nossos parceiros comungam de um mesmo objetivo”, acrescentou o coordenador.

Fonte: Agência Estadual de Notícias (PR ) - 06 JUL 08

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

Deixe sua opinião! Comente!