A poluição, associada à pouca variação da maré, foi o que causou a morte de grande quantidade de peixes, registrada anteontem, no Rio Capibaribe. A conclusão é da Agência Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (CPRH) e foi anunciada ontem. Centenas de animais apareceram mortos no Porto do Recife, no Centro da cidade, próximo ao cais 5, e chamaram a atenção de técnicos e moradores da região.
“As chuvas dos últimos dias trouxeram uma carga muito grande de poluição para o estuário. Como a maré variou pouco nesse período, houve também pouca oxigenação da água, provocando a morte dos peixes”, explicou o gerente de controle ambiental da CPRH, Waldecy Farias. As marés variaram de 80 centímetros a 1,70 metro entre 19 de junho e ontem.
Segundo Waldecy Farias, os bagres são peixes que buscam alimentos nas partes mais profundas das águas e têm pouco valor comercial. Com a grande quantidade de lixo, deve ter havido dificuldade para eles respirarem. “Os bagres ficam muito tempo no fundo do rio. Como havia muitos sedimentos jogados na água, devem ter morrido pela falta de oxigenação”, registra. A grande quantidade de esgotos clandestinos pode ter contribuído para a mortandade dos bagres.
A Agência Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos coletou uma amostra de peixes para análise. Como o relatório da vistoria foi concluído ontem, não será mais necessário realizar exames nos animais. Waldecy Farias informa que o material recolhido vai ser descartado. “Não há necessidade de fazer análise das vísceras”, explica.
SEM ACIDENTES
Os peixes mortos foram vistos, por volta das 8h de quarta-feira, pela equipe de operação do Porto do Recife, durante a desatracação do navio búlgaro Liliana Dimetroia. No mesmo dia, a administração do porto negou qualquer registro de acidente, descartando possíveis derramamentos de óleo dos navios.A administração assegurou também que não ocorreu vazamento da água de lastro, transportada nos navios de carga que utilizam o líquido como contrapeso para manter a estabilidade.
Fonte: Jornal do Commercio - 29 JUN 07