Terça, 04 Fevereiro 2025

“Todo porto brasileiro tem que ser lucrativo”. A frase é do ministro-chefe Pedro Brito, da Secretaria Especial de Portos (SEP), durante visita ao Espírito Santo, nesta quinta-feira (21). Segundo ele, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva quer mudar o perfil do modelo gestor portuário e, assim, criou a Secretaria que, desvinculada do Ministério dos Transportes, está focada nos portos. Brito diz que o Brasil tem tudo para crescer ainda mais e o sistema portuário tem que se adequar para acompanhar esse crescimento.

 

Em café da manhã, com o prefeito de Vitória, João Coser, e políticos locais, Pedro Brito disse que os portos do Espírito Santo devem estar preparados para atender a todas as demandas, numa alusão a algumas mercadorias que são embarcadas fora do estado por conta da falta de logística nos portos capixabas.

 

Acompanhado do sub-secretário Especial de Portos, José Roberto Serra, o ministro teve encontro com o presidente da Cia. Docas do Espírito Santo, Henrique Germano Zimmer, onde conheceu a realidade da empresa que passa por acusações de sonegação junto ao Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). Segundo Brito, a acusação é leviana e já está sendo combatida.

 

Em conversa com a reportagem, Brito falou sobre a Medida Provisória que cria a SEP. Segundo ele, o texto será votado na Câmara dos Deputados na próxima semana e, em seguida, seguirá para o Senado. Sua expectativa é de que a Secretaria, que já funciona de fato, esteja funcionando, de direito, em julho.

 

Negligência não se admite

A questão da saúde e segurança no trabalho também foi ponto da conversa com o PortoGente. Para Brito, os graves acidentes que vêm ocorrendo em Santos e os incidentes que, por pouco, não geraram óbitos no Espírito Santo são inadmissíveis. “Se as normas de segurança forem, efetivamente, aplicadas evitaríamos tantas ocorrências”, disse. Brito acrescentou que a Secretaria já montou um grupo para, junto com as CIPAS´s, trabalhar com foco nesse sentido. Santos, segundo o ministro, será o primeiro porto a ser analisado. Em seguida, acrescentou, o processo será expandido para todo os portos brasileiros.

 

Encontro

Durante a visita no Espírito Santo, Brito teve encontro com a bancada dos trabalhadores. A Intersindical da Orla Portuária-ES apresentou seu projeto de construção do Porto de Águas Profundas, voltado para o atendimento dos supernavios, como o Emma Maersk, que tem capacidade de até 15 mil TEUs.

 

Admirado com o projeto e pelo fato de ele ter sido elaborado por iniciativa dos trabalhadores, o ministro disponibilizou José Roberto Serra para conhecer, detalhadamente, a proposta e iniciar discussões no sentido de uma possível viabilização de sua construção.

 

Dragagem

Pedro Brito, no seu encontro com os trabalhadores, reafirmou que vai montar um novo modelo de concessão para o serviço de dragagem, como o de abrir licitações internacionais. O objetivo, segundo o ministro, é baratear o preço e modernizar o trabalho. Após o encontro, ele  Brito sobrevoou os portos capixabas com o governador de Estado, Paulo Hartung.

 

Fonte: PortoGente - 22 JUN 07

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

Deixe sua opinião! Comente!