Terça, 04 Fevereiro 2025
As companhias com operação logística no Porto de Santos, o maior do País, estão otimistas em relação ao crescimento projetado para este ano. Somados, os investimentos previstos pelas empresas Santos Brasil, Libra Terminais e Marimex resultam em R$ 240 milhões, valor destinado apenas às operações no Porto de Santos.

Segundo Fabrizio Pierdomenico, diretor comercial e de Desenvolvimento da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), o ritmo de crescimento no Porto de Santos tem demonstrado um enorme potencial de ampliação. Do total de 53,4 milhões de toneladas movimentadas em 2002, o Porto saltou para 76,3 milhões, em 2006.

“Para os próximos dez anos, há um potencial de investimento em infra-estrutura da ordem de US$ 2 bilhões, contando com Barnabé-Bagres. Além de existir a possibilidade de criação de dois novos terminais em áreas invadidas, o aprofundamento do calado, que deve estar pronto até 2010, deve aumentar em até 30% a capacidade produtiva do porto”, estima Pierdomenico.

A Brasil Terminais Portuários (BTP), holding européia, investirá R$ 700 milhões na construção de um terminal na área do antigo Lixão da Alemoa. Com início de operações previsto para até cinco anos, a companhia deve movimentar, no mínimo, 3,5 milhões de toneladas de carga ao ano.

Estratégia
Em função da restrição de expansão física no porto a que grande parte das empresas está sujeita, alguns grupos utilizam áreas externas para expandir a movimentação. É o caso da Libra Terminais, que opera terminais de contêineres em três portos brasileiros — Santos, Rio de Janeiro e Imbituba, em Santa Catarina — e planeja
investir R$ 30 milhões nas operações no Porto de Santos. Sua estratégia está calcada na ampliação da área de armazenamento em Cubatão, que servirá de alicerce para contornar os limites de crescimento no próprio porto.
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