As ações ambientais desenvolvidas pela Hamburg Süd renderam à empresa, pelo terceiro ano consecutivo, o Prêmio Asian Freight & Supply Chain na categoria “Melhor Provedor de Serviços Verde – Transporte Marítimo”, entregue pela CargoNews Asia. O evento ocorreu em Xangai, em junho, e contou com a presença de representantes de companhias asiáticas e internacionais nos setores de transporte e logística.
A empresa conquistou o reconhecimento disputando com outras cinco companhias de navegação. Entre os critérios avaliados destacaram-se a conformidade com os regulamentos e normais ambientais, investimentos em novas tecnologias e medidas para reduzir o consumo de combustível.
Foto: site oficial do Porto de Hamburgo
Navios da classe "Cap San" são rotineiramente vistos nos maiores portos do mundo
O prêmio foi recebido por Stefan Kirschner, diretor regional para Ásia-Pacífico da Hamburg Süd. A Hamburg Süd tem como meta reduzir, até 2020, em 26% as emissões de CO2 na atmosfera. Para isso, a empresa investe constantemente para se adequar às exigências ambientais vigentes. Comparando o modal rodoviário e marítimo, um caminhão emite 67,2 g/TEUkm (medida que equivale a um contêiner por quilômetro útil) enquanto um navio porta-contêineres libera 14,8 g/TEUkm.
A nova classe de porta-contêineres da companhia, denominada “Cap San”, é caraterizada por navios que apresentam capacidade para 9.600 contêineres, e foi construída utilizando os mais modernos conceitos de engenharia naval, com destaque para a tecnologia ambiental, projetada para uma velocidade de 21 nós. A otimização dos motores principais permite que a potência seja reduzida para 40.670 quilowatts, o que melhora o desempenho operacional, gerando um efeito positivo no consumo de combustível.