Quinta, 28 Março 2024

Nos corredores de Brasília, a Portaria nº 38, assinada pelo ministro dos Portos Leônidas Cristino, já é conhecida como a “portaria da EBP”, tal o nível de favorecimento que ela tem. Há, portanto, fumus de encrenca na matéria que autoriza a empresa Estruturadora Brasileira de Projetos S/A (EBP) a desenvolver projetos, estudos de viabilidade técnica, econômica, ambiental e operacional, levantamentos e investigações para subsidiar a Secretaria de Portos (SEP) na preparação dos procedimentos licitatórios das concessões de portos organizados e dos arrendamentos de instalações portuárias. Recebendo tratamento desigual, os demais interessados em prestar os mesmos serviços da EPB deverão apresentar requerimento de autorização ao ministro.

Leia também
Convocação de Leônidas Cristino para explicar portaria
Ligações perigosas portuárias

Ditam os (bons) princípios da administração pública que essa escolha da EBP, que não tem notória especialidade, deveria ter sido feita mediante licitação. A empresa é um braço operacional de um grupo de nove bancos, estatais e privados, interessado em negócios gerados nos investimentos anunciados de R$ 57,3 bi em portos e aeroportos. Os editais das concorrências serão elaborados por essa empresa desses bancos, presidida por Hélcio Tokeshi. Esse arranjo vai dar pano pra manga.

A “bondade” deverá ser explicada pelo ministro Cristino no Congresso Nacional, a pedido do deputado federal Manoel Júnior, do DEM da Paraíba. A convocação aguarda apenas o despacho da Comissão de Finanças e Tributação da Câmara.

Pela Portaria, o pagamento da EBP é um tipo de “taxa de sucesso”, paga posteriormente pelo “vencedor da licitação”, como um “percentual” dos investimentos. A imprensa tem noticiado que técnicos terceirizados pela EBP têm ido a terminais e pedem acesso a projetos feitos por outras empresas privadas.

Quem pode explicar qual será o procedimento para as dezenas de Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVETEA) – engavetados! –, que foram elaborados, tanto pelas administrações portuárias como por "interessados" outros (tendo custado centenas e até milhões de reais)? A EBP também fará jus a tal percentual? Ou quem será remunerado é o que fez o estudo?

Pelo andar da carruagem, parece que o ministro Leônidas Cristino não está preocupado com o clamor da rua ou não entendeu ainda o que ela reivindica, mas a sua portaria será uma fatura cara para o seu futuro político pagar.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

 

ecoporto