Quinta, 28 Março 2024

Em recente reunião com os empresários, na Capital paulista, o ministro Edinho Araújo falou que os portos nacionais devem ser competitivos e modernos. Uma tecla batida há muito tempo. Por isso, perguntamos ao professor e ex-superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Daniel Lúcio Oliveira de Souza: o que é esse tal de porto competitivo e moderno?

Leia também
Fiesp quer tirar pedras do caminho dos portos

Ele responde no alto da sua sabedoria e seriedade que “virou moda qualquer leigo em comércio internacional culpar portos pela tão decantada ‘competitividade’ brasileira”. E, aí, ele ensina: “Portos são o fim do elo logístico dentro do território nacional, portanto, é absurdo ignorar toda a fase de produção, seus custos e produtividade a custo padrão-global.”

Destaca, ainda, que depois temos a segunda etapa que é a do armazenamento e a do transporte do produto exportável. “Sabemos que pedágios, modais de transportes caros ao invés de ferrovias e hidrovias, oneram sobremaneira a logística para colocar o produto no cais do porto.” E puxa a orelha: “O porto deve fazer sua lição: produtividade dos seus atores e preços dos operadores com benchmarking internacional, o que inexiste.”

Todavia, o professor faz a perfeita observação de que culpar portos é ter uma visão reduzida da macrologística nacional. “Portos competitivos, para mim, são aqueles que seguem referências de produtividade e custo operacional por tonelada movimentada comparáveis às melhores práticas internacionais, como Roterdam, por exemplo.”

Com a globalização da economia mundial, o sucesso da economia nacional depende da capacidade do país em movimentar matérias-primas, produtos semi-acabados e acabados, de modo eficiente e econômico, se valendo de portos produtivos e de custos efetivos, como aponta o professor. O crescimento da movimentação dos portos brasileiros de 4% em 2014 ante 2013, desafia o ministro Edinho Araújo a manter custos operacionais baixos e garantir tarifas justas para alcançar eficiência da infraestrutura. Há muita carga para ser comercializada no mundo pelos portos do Brasil.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

 

ecoporto