Sábado, 20 Abril 2024

Até há pouco tempo, seria difícil imaginar uma câmera fotográfica sem filme conseguir gravar as imagens que são captadas por suas lentes. Mas a fotografia digital provou em contrário, e hoje com ela se registra todas as imagens que são expostas em profusão, e num aqui agora, mundo afora.

Sem lente

Mas o surpreendente não para por aí. Agora a japonesa Hitachi está lançando a câmera fotográfica sem lente. Do mesmo modo que a tecnologia simplificou o uso dos smartphones, a supressão das lentes fotográficas reduzirá a dimensão e o peso das câmeras, melhorando sua portabilidade.

A Hitachi está trabalhando na construção de câmeras que não possuem lentes. Em vez disso, afirma a empresa, as fotos tiradas com a câmera poderão ser reforcadas após serem capturadas.

Do mesmo modo que a tecnologia simplificou o uso e diminuiu as dimensões dos smartphones, a supressão das lentes fotográficas reduzirá a dimensão e o peso das câmeras. A chegada dessas novas câmeras sem lente ao mercado é esperada para 2018.

Câmeras sem lente são possíveis graças a uma técnica de desenvolvimento de padrões chamada "franjas de Moiré" - você pode encontrar a explicação da empresa, repleto de técnicas de jumbo mumbo, aqui.

A empresa também espera utilizar a fotografia sem lente na condução automatizada de veículos e robôs. Com a tecnologia de vigilância, como CCTV, rostos das pessoas ficam muitas vezes turvos devido a baixas faixas focais. Com a tecnologia de câmera sem lente da Hitachi, por exemplo, as imagens fixas poderiam, teoricamente, ser ajustadas rapidamente para uma variedade de profundidades para identificar as pessoas com mais clareza.

Apesar do radar dos artistas e de escritores da ficção científica, a realidade vem superando a imaginação. É muito feliz perceber que a tecnologia das câmeras sem lente, também encurta o caminho para implantar visão aos cegos.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

 

ecoporto