Sábado, 23 Novembro 2024

Porto em debate. Nesta quarta-feira (31), o ministro-chefe da Secretaria Especial de Portos, Pedro Brito, concedeu entrevista a emissoras de rádio parceiras da Radiobrás. Ele falou que os portos nacionais terão centros de controle sanitário para evitar entrada de gripe aviária no País; que a conclusão de estudos de ampliação da hidrovia do Rio Madeira depende de avaliação sobre impacto ambiental; que na Amazônia a preocupação é implementar o transporte de passageiros pelos rios. Falou ainda sobre projeto de revitalização do Porto do Rio e de investimentos de R$ 335 milhões no porto carioca; sobre a integração com rios pode tornar o transporte de cargas mais barato.

 

Pedro Brito garantiu que, a partir de 2008, o Piauí receberá recursos para a conclusão do Porto de Luiz Correia. Já no Maranhão a atenção é para o Porto de Itaquí, que, segundo o ministro da SEP, é fundamental no projeto de expansão do Canal do Panamá de Navegação Internacional. Como bom filho do Ceará, Brito está preocupado em fazer o aprofundamento no Porto de Cabedelo, na Paraíba, para dar “um equipamento importantíssimo para desenvolver a navegação do Nordeste”.

 

Ainda na entrevista, o titular da SEP fez questão de destacar “que a movimentação portuária cresce "rapidamente" no país” e que "temos uma previsão de fluxo de comércio internacional total para este ano de 2007 de US$ 260 bilhões, cerca de 90% disso passa pelos portos brasileiros".

 

Prestígio

PortoGente recebeu uma mensagem especial nesta quarta-feira (31). Foi do ex-presidente da Codesp, o economista Rogério Gragnani Leite, que esteve à frente da empresa até janeiro de 1994, saindo para assumir a presidência da Eletropaulo. Foi, ainda na Codesp, diretor financeiro. As palavras de Gragnani: “Tenho sido agraciado com o conteúdo excelente de seus informes e comentários. Parabenizo toda a equipe pela contribuição que vem sendo prestada à comunidade portuária. Parabéns! E continuem assim!”

 

PortoGente tem o compromisso com os maiores e melhores interesses da sociedade brasileira, interesses que passam pelos portos brasileiros, porque, como disse o ministro em entrevista nesta quinta, 90% do fluxo do comercial internacional passam pelos portos brasileiros. Não temos dúvida que os portos bem utilizados, administrados, gerenciados e cumprindo todas as regras legais significam desenvolvimento econômico e social para o Brasil. Pelos portos brasileiros precisam passar grandes idéias.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

Deixe sua opinião! Comente!