Terça, 16 Julho 2024

Francisco Gomes Junior* Advogado especialista em direito digital

Estamos na era digital, temos consciência da evolução veloz da tecnologia nos últimos anos. Hoje fazemos quase tudo pelos celulares, desde operações bancárias até aplicativos para se buscar um relacionamento. Jogamos, assistimos filmes e séries, subimos e baixamos vídeos, fazemos chamadas de vídeo online e a qualquer distância. Isso tudo sem falar nos aplicativos de conversação, verdadeira febre nacional que usamos todos os dias e onde estão nossos contatos, grupo da família, amigos e assuntos variados.

E mais mudanças são anunciadas com a chegada do 5G (a quinta geração de telefonia celular) que traz a internet em velocidade até 100 vezes mais rápida do que o 4G. Com maior velocidade e qualidade, propiciará uma revolução tecnológica que atingirá praticamente todos os setores da sociedade, desde o agronegócio (que terá toda a cadeia de produção acompanhada em tempo real), a Telemedicina (crescimento de consultas e cirurgias à distancia) e em poucos anos os carros autônomos (sem motorista e controlado com precisão por sistemas que evitarão colisões, dentre outras funcionalidades).

Junto com todas as novidades que estamos vivenciando está o Metaverso. Muitos acham que o termo é uma ficção, representa apenas a mudança de nome da empresa Facebook que passou a chamar-se Meta. Outros pensam que é apenas um mundo simulado, como é o game The SIMS, só que mais desenvolvido. Pois bem, preparem-se, pois, o Metaverso é o futuro em que todos viveremos e quem perder a onda na largada, que é agora, ficará para trás, sobretudo as empresas.

O Metaverso é a continuação da realidade, ou seja, podemos entender que daqui em diante viveremos em duas realidades paralelas, que com o tempo irão se fundir em uma só. Por meio de óculos VR (Virtual Reality) você se insere em uma realidade onde cidades, casas e ruas compartilham espaço em 3D com outras pessoas, lojas, games, youtube, enfim, tudo que há no mundo real está presente no Metaverso.

Algumas marcas comerciais e lojas já estão no Metaverso. Assim, por exemplo, você pode entrar em uma loja de tênis e escolher o melhor modelo e comprá-lo, ou ainda, pode fazer as compras de supermercado e as compras serão entregues em sua casa. Mas, essas facilidades já existem na internet, posso fazer as compras online sem sair de casa, o que seria diferente no Metaverso?

No Metaverso, para o exemplo citado do supermercado, você entraria dentro do mercado, percorreria as prateleiras, andaria por todo o seu interior, o local inteiro replicado em 3D. É como se você estivesse dentro do mercado realmente e não fazendo uma compra online pela internet. É muito importante que todos que puderem se insiram o mais rapidamente no Metaverso, uma vez que a experiência explica mais do que as palavras.

Fazemos parte de uma nova era digital, onde essas experiências são cada vez mais imersivas. E como em todas as outras mudanças tecnológicas, quem primeiro se move, além de dominar a tecnologia com maior facilidade, tem muitas oportunidades comerciais. A hora é agora.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome