O comércio exterior é sem dúvidas o responsável por trazer e levar mercadorias dos mais variados tipos para todo e qualquer lugar do globo. Isso ocorre pelo transporte de produtos entre os mais variados países presentes na Terra. O transporte acontece por meios marítimos ou aéreos. Obtendo navios específicos para esse trabalho bem como aviões responsáveis pelas cargas. No Brasil e no mundo o comércio exterior é de suma importância, sendo também o responsável por movimentar a economia de uma nação.
No Brasil, se localiza o porto de Santos, o maior da América Latina. Além de outros dispostos por todo o país. É por ele que entra em sai mercadorias variadas, gerando empregos não somente para quem nele trabalha como os profissionais das estivas, bem como, serviços relacionados a escritórios, responsáveis pela documentação das cargas do porto de Santos como em outros ao redor do mundo.
Os portos possuem importância significativa para um país, sendo benéfico às nações que possuem saída para o mar. Apesar dos aeroportos também realizarem o transporte de produtos, muitas vezes, é mais vantajoso para o cliente, a cotação e os fretes serem realizados por meios marítimos. Além disso, são por navios que uma grande carga pode ser transportada de uma única vez, oferta essa, sendo também muito requisitada pelos clientes.
Ter o controle total da cadeia logística é extremamente benéfico às grandes companhias responsáveis por realizarem o transporte de produtos de um canto a outro. Isso porque ela obtém o controle total do supply chain. Com isso, as tornam responsáveis por qualquer imprevisto que possa vir a ocorrer com as cargas, tornando o processo mais fácil para ser resolvido.
Sendo assim, entende-se que os aeroportos, bem como os portos marítimos são de suma importância para a cadeia logística de um país bem como a sua economia na geração de emprego para inúmeros trabalhadores. Além disso, o projeto das grandes companhias em possuir o total controle da cadeia logística, incluso os serviços ponta a ponta, quando a mercadoria sai do remetente até chegar ao seu destino final, traria vantagens para as empresas bem como para os compradores daquele determinado produto.