A idéia de tornar o mundo e a maneira como nos comportamos mais sustentável não se faz nova. Isso porque especialistas do ramo ambiental, estudam os impactos que as conseqüências da produção em massa e o consumo desenfreado podem causar, há anos.
Os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) estão diretamente ligados a Agenda ESG, pois, os dois prezam pelo bem-estar social e a mudança na maneira de se comportar do ser humano em relação ao planeta Terra. Incluindo as implicações que nele podemos vir a formar, tanto para a geração contemporânea quanto para as futuras.
Pensando não somente em visar o desenvolvimento sustentável, mas, também os gestores de grandes empresas e conseqüentemente o comércio internacional, a Agenda ESG, tem por objetivo construir uma sociedade voltada à preocupação ambiental. Além de render mais lucros, movimentando a economia de diversas nações do globo.
A Agenda ESG cujo nome significa Environmental, Social and Governance, possui objetivos nas questões ambientais, sociais e de governança corporativa. Ela foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o intuito de incentivar as empresas a buscarem melhorias nas três vertentes nelas disposta.
No ramo ambiental, é proposto, redução de gases que possam agravar drásticas mudanças climáticas, prejudiciais ao no efeito estufa, propostas para que o consumo da flora seja consciente, principalmente em águas fluviais, ocasionando o não esgotamento de recursos. Medidas para barrar o desmatamento ilegal de florestas naturais e o descarte inconsciente de materiais tóxicos no meio ambiente.
No contexto social, foi incentivada a adoção de medidas que possam favorecer o contratante e seus colaboradores. Como a admissão de indivíduos componentes de grupos indígenas pertencentes à região, exclusão do trabalho escravo, incluso de menores, medidas relacionadas ao bem-estar dos empregados e assim refletir em um bom ambiente de trabalho. Ter um grupo amplo e diverso de pessoas em serviço, prezando por cargos compostos por mulheres, bem como em quantidades semelhantes à masculina.
Operações transparentes, medidas para barrar a corrupção na empresa, incentivo á checagem nos processos, maneiras para evitar possíveis conflitos de interesses que possam vir a ocorrer, bem como opiniões autônomas para um melhor gerenciamento de ações. São propostas oferecidas para uma boa governança corporativa, visando os três pilares a permanecerem em sintonia e assim alcançarem os objetivos da ESG.
Estas medidas serão de suma importância para o comércio internacional. Ele é responsável por conectar diversos Estados do globo visando à troca de mercadorias e favorecendo a rentabilidade das nações. Isso porque, os objetivos das ESG são categorizados por proporem a redução de gastos, favorecendo os gestores, as empresas, bem como os recursos naturais presentes em nosso planeta.
Estes objetivos são de suma importância para o crescimento das corporações. Além de beneficiarem o meio ambiente e a sociedade contemporânea, também estarão beneficiando o convívio no trabalho. A economia de recursos e a inclusão de difrentes pessoas, trarão movimentação e o intercambio de idéias para o ambiente de serviço. O comércio internacional, este que ocorre de maneira bilateral, diferente do comércio exterior, será o mais afetado, de maneira extraordinariamente benéfica.
Sendo assim, utilizando dos objetivos propostos será ocasionado um boom na economia das nações. Com eles haverá redução de gastos e uma maior participação de grupos sociais empregados. Além destes, a fauna e a flora também serão afetadas de maneira benéfica, pois as ações tomadas pelos donos e gestores de empresas, ocasionarão uma melhora nos gastos de recursos naturais no globo. Proporcionando um melhor bem-estar e qualidade de vida para as atuais e futuras gerações.