Sexta, 29 Março 2024

O empreendedorismo digital é a nova tendência para adquirir renda. Funciona para complementar o orçamento ou estabelecer como principal entrada de capital. De acordo com estudos feitos pela Organização Internacional de Trabalho (OIT), o índice brasileiro de desemprego é altíssimo. É bem superior à média mundial - cerca de 5% em 2019. Como válvula de escape em um mercado de trabalho tão concorrido, o comércio digital tem crescido.

Outras vantagens de vender produtos pela internet:

  • Ser seu próprio chefe;
  • Determinar ações e planejamentos do negócio;
  • Ter sua própria empresa;
  • Consolidar a sua marca com autoridade.

vendas internet
Imagem: https://vagatrabalho.com 

A plataforma digital permite ampla divulgação por canais de venda para se apresentar ao mercado. Possibilita aumentar mutuamente o número de clientes e lucros. Pensando nisso, trouxemos algumas dicas de como vender produtos pela internet.

1. Identificar produtos rentáveis

Você já ouviu falar no Google Adwords? No link do Google Adwords é possível acessar a ferramenta do planejador de palavras-chave do Google. Através dela, conhecerá os produtos mais desejados e almejados no site de busca. Assim, também descobrirá os nichos mais chamativos atualmente.

Definir o serviço que vai oferecer é um passo importante para vender produtos pela internet. Afinal, é com ele que pode iniciar seu negócio e estabelecer a logística. Ao identificar os produtos mais rentáveis, tudo fica mais visível: provável margem de lucros, nichos mais atraentes, tendências atuais e etc.

Tipos de produtos para vender pela internet

  • Produtos digitais;
  • Produtos físicos

Produtos digitais
Os produtos digitais são aqueles disponibilizados somente via web. Webinar, e-books, vídeoaulas e produção de conteúdo, entre outros. Um dos grandes benefícios é fugir das burocracias da entrega e logística de reposição. Esses serviços se mantêm no mundo digital concretizando vendas ilimitadas.

Produtos físicos
Os produtos físicos podem ser aparelhos eletrônicos, móveis domésticos e revistas, etc. Diferentemente dos produtos digitais, surgem outras tarefas para executar off-line:

  • Serviço de entrega ao endereço concedido pelo consumidor;
  • Organização de peças reservas no estoque.

2. Escolher o nicho de mercado

Segundo Bruna Moreira, analista de Marketing na Rock Content, encontrar o nicho de mercado é fundamental para construir um negócio de sucesso. Ela afirma que a escolha precisa ser certeira. Alinhado a isso, você conquista os seus potenciais clientes e estabiliza suas finanças.

O que é nicho de mercado?

Nicho de mercado se trata de um grupo de pessoas com interesse comum em determinado segmento. Veja alguns exemplos:

  • Saúde – pessoas que buscam produtos e serviços de emagrecimento, diagnósticos diversos, etc;
  • Educação – cursos educacionais on-line e off-line, conteúdos preparatórios para concursos e vestibulares.

Através dos canais de comunicação via web, você dialoga com o nicho, fideliza e apresenta produtos exclusivos.

Designar o nicho é extremamente importante. Com isso, há entendimento de oferecer o que aquele cliente procura; o que ele precisa. Ao apresentar a solução ideal, você desenvolve o fluxo de rendimentos do negócio. Alcança uma confortável saúde financeira.

3. Plataforma para loja virtual (e-commerce)

A plataforma para loja virtual é o ambiente onde irá gerir seu empreendimento on-line. Nela você constrói a sua marca e padroniza todo o sistema do seu negócio.

As tarefas administrativas proporcionadas pela plataforma para loja virtual são:

  • Cadastro e manutenção de clientes;
  • Enquetes (pesquisas) e promoções;
  • Conteúdos atrativos;
  • Produtos precificados;
  • Reservas e contingência de estoque.

Exemplos de plataformas para e-commerce são as licenciadas, Saas, open source e proprietária.

Qual a melhor plataforma para loja virtual?

Primeiro, pesquise os custos alinhados aos benefícios. Você precisa de ferramentas que te auxiliem com resultados significativos. Ao investir na plataforma para loja virtual, deve realizar o planejamento para garantir recursos necessários sem gastar em excesso.

Com isso, analise as opções que cada plataforma oferece para ser assertivo no conforto e praticidade dos clientes. Isso se refletirá nos ganhos.

4. Divulgar produtos na internet

Divulgar produtos na internet pode não ser algo tão fácil como se imagina. Uma vez que há informações e atrações em excesso, a divulgação de produtos precisa ser feita com atenção. Atrair novos clientes e manter a clientela fiel à sua marca são ações-chave para alcançar bons resultados. Mas, como divulgar produtos na internet?

Marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo é um dos maiores e melhores recursos para divulgar produtos na internet. A visibilidade da sua marca cresce a partir de estratégias para a produção de conteúdo. Quando aplicadas, o ranqueamento nos sites buscadores traz autoridade para sua marca.

A produção de conteúdo tem papel vital para chamar a atenção dos usuários para seu negócio. Informações orgânicas e interessantes mantêm o tráfego de cliques ativo.

Além da produção de conteúdo para web, existem estratégias que uma agência de marketing pode avaliar para o empreendimento. Investir nas ferramentas dessas agências nunca é demais. É o mesmo que preparar ainda mais o terreno para render bons frutos. Utilizar o melhor material para isso; adquirir ingredientes específicos que darão melhores resultados.

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