Quinta, 28 Março 2024

Ao fazer um simulador poupança com o intuito de saber o quanto um valor líquido renderá se investido nesse meio, percebe-se que a lucratividade será menor em relação a outros títulos, como o CDB e o LCI.

Entretanto, muitos ainda consideram as tradicionais cadernetas como o meio mais seguro para se fazer uma aplicação a juros. Isso acontece, pois, mesmo rendendo uma pequena quantia monetária, elas não cobram taxas e nem debitam imposto de renda dos investidores.

Poupança possui o maior rendimento dos últimos 11 anos em 2017

Apesar da poupança ficar abaixo dos demais títulos de investimento em questões de lucratividade a juros, dados da Economática apontam que, em 2017, o rendimento das cadernetas foram de 6,93% - a maior desde 2006.

Contudo, ao subtrair a inflação decorrente no período (2,95%), o total de lucro obtido foi de 3,88%, um índice considerado elevado diante do período de recessão econômica enfrentado na atualidade pelo Brasil. Vale ressaltar que esse também é o maior índice desde 2006, quando o rendimento foi de 5,1%.

Esse resultado pode ser considerado satisfatório pelas pessoas que ainda escolhem a poupança como o meio mais seguro para depositar suas economias mensais.

Como uma das consequências da crise econômica, no ano passado os brasileiros mais depositaram do que sacaram dinheiro das cadernetas. Segundo o BCB (Banco Central do Brasil), a diferença entre depósitos e retiradas foi R$ 17,127 bilhões.

Vale ressaltar que, uma das vantagens de realizar um investimento na poupança, é que desde o Plano Real em 1994, o investidor obteve prejuízo apenas em 2002 e 2015.

As previsões da caderneta para 2018

Para 2018, as previsões ainda são otimistas! Atualmente, a taxa de juros Selic (Sistema Especial de Liquidação e de Custódia) é de 7% e, portanto, caso esse valor se mantenha ao longo dos próximos doze meses, a lucratividade final das cadernetas será de 4,9%.

Contudo, caso a Selic volte a subir a ponto de atingir novamente um índice de 8,5%, o rendimento será de, aproximadamente, 70% de seu valor total.

Estimativas apontam que neste ano a poupança obterá 2,5% de lucro real, considerando a inflação prevista pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) de 4% somando os doze meses de 2018.

Apesar de ser um índice menor se comparado a 2017 (3,88%), o valor previsto de 2,5% evidencia que a poupança ainda pode ser uma boa opção para realizar investimentos de forma segura a longo prazo.

É importante lembrar que, a redução da lucratividade prevista para 2018 não se restringirá apenas às cadernetas. As demais aplicações a juros também tendem a sofrer uma ligeira queda com relação ao rendimento.

Por isso, antes de realizar qualquer investimento nas cadernetas, é importante utilizar um simulador poupança com os valores devidos e constatar se ainda será vantajoso para o seu bolso.

Afinal, vale a pena investir em poupança neste ano?

Diante de todas essas informações, uma pergunta se formou no ar: é viável investir em uma caderneta de poupança neste ano?

A resposta para essa questão é: Depende. Há muitas aplicações mais rentáveis e vantajosas. Contudo, as opções podem representar um risco para aqueles que ainda preferem a confiabilidade plena da boa e velha caderneta.

Segundo prévia do BCB, a taxa de juros Selic tende a sofrer uma queda, como mostrado no tópico acima, e isso pode acabar interferindo no rendimento da poupança, que tende a sofrer uma pequena diminuição em relação ao ano anterior.

Para quem não sabe, quando a Selic está abaixo de 8,5%, como atualmente, a rentabilidade total é calculada sobre 70% desse valor somada a TR (Taxa Referencial). Entretanto, essa taxa está próxima do zero nos últimos tempos e isso pode ser um fator decisivo ao realizar um investimento nas cadernetas.

Por fim, diversas opções de investimentos, como o CDB e o Tesouro Direto, tem obtido uma rentabilidade maior em relação a poupança. A título de comparação, o Tesouro rendeu um pouco mais do que o triplo da poupança em 2017 e a previsão é a repetição disso em 2018.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

Deixe sua opinião! Comente!
 

L'Oréal Paris Elseve Óleo Extraordinário

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome